Turismo

Publicado: Quinta-feira, 8 de maio de 2014

Telefone do orelhão gigante de Itu se desprende e cai

Causa do incidente está sendo avaliada.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Telefone do orelhão gigante de Itu se desprende e cai
A peça foi retirada pela Guarda Civil Municipal (GCM) e encaminhada para reparo

Na tarde desta quarta-feira, dia 7 de maio, o telefone do Orelhão gigante de Itu, um dos principais cartões-postais da cidade, se desprendeu da base e caiu de uma altura de aproximadamente três metros. De acordo com nota oficial da prefeitura, não houve feridos e a causa do incidente está sendo avaliada.

Ainda segundo a prefeitura, a peça foi retirada pela Guarda Civil Municipal (GCM) e encaminhada para reparo, devendo ser recolocada nos próximos dias.

Sobre o Orelhão

O Orelhão de Itu é um requisitado ponto turístico de Itu e um dos responsáveis pela fama da “cidade onde tudo é grande”. Foi cedido pelo ex-ministro das Comunicações, Higino Corsetti, e instalado pela Companhia Telefônica na Praça da Matriz.

Homenageado com um banquete na cidade, ele encerrou seu discurso com as seguintes palavras: “O Brasil é grande, mas eu sei que Itu é maior”. E a Telesp não podia deixar de instalar, na cidade um “orelhão à altura da sua fama”. No começo os habitantes da cidade duvidaram que a Telesp poderia instalar um orelhão gigante na cidade, mas isso aconteceu.

Feito na mesma fábrica que produzia os orelhões comuns, nasceu o “Orelhão de Itu”, instalado num poste do jardim da matriz, atraindo a curiosidade de turistas e visitantes. Com o tempo, o modelo inicial foi substituído pelo orelhão da Telefônica. Em 2012, ele passou por nova reforma ganhando a cor roxa da Vivo.

Comentários