Turismo

Publicado: Terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Museu da Energia sedia ensaio da Orquestra Ituana de Viola Caipira

Público poderá conferir a apresentação gratuitamente!

Crédito: Divulgação Museu da Energia sedia ensaio da Orquestra Ituana de Viola Caipira
Orquestra Ituana de Viola Caipira

Neste domingo, dia 17 de fevereiro, às 10 horas, o Museu da Energia de Itu sedia o ensaio aberto da Orquestra Ituana de Viola Caipira. A apresentação é gratuita e o público poderá conferir um repertório variado, com músicas do cancioneiro popular nacional, do folclore brasileiro e português, e de raiz sertaneja.

Criada em 2011, a Orquestra Ituana de Viola Caipira possui uma composição inusitada - é divida em naipes de afinações, com as violas em cebolão em mi maior, cebolão em ré maior, rio abaixo em sol maior e rio acima em dó maior. A harmonização de afinações distintas confere ao grupo uma sonoridade rica se comparada às orquestras de afinação única. Sob a orientação da musicista Célia Maria Trettel da Costa e do violeiro Adilson Tadeu Rodrigues da Silveira (Dill), o grupo conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Itu.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Serviço:

ENSAIO ABERTO DA ORQUESTRA ITUANA DE VIOLA CAIPIRA
Gratuito
Data: 17/02/2019
Horários: 10h
Endereço: Museu da Energia de Itu - Rua Paula Souza, 669 - Centro, Itu/SP 
Informações: (11) 4022-6832 ou pelo e-mail [email protected] 

Comentários