Turismo

Publicado: Terça-feira, 11 de setembro de 2018

Museu da Energia de Itu participa da 12ª Primavera dos Museus

Visitação gratuita, oficinas e apresentação musical!

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Museu da Energia de Itu participa da 12ª Primavera dos Museus
O Museu da Energia fica no Centro de Itu

O Museu da Energia de Itu participa, entre 18 e 23 de setembro, da 12ª edição da “Primavera dos Museus”, temporada de uma semana de eventos coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que, em 2018, articulará centenas de instituições ao redor do tema “Celebrando a Educação em Museus”. O objetivo é propor uma reflexão sobre uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento e da vida em sociedade.

Durante a semana especial, o Museu da Energia estará com entrada gratuita. O público poderá conferir as atuais exposições da unidade, “História, Energia e Cotidiano”, “Os ituanos e a chegada da luz” e “Fontes e Chafarizes”. Com abordagens diferentes, as mostras apresentam o impacto da chegada dos serviços de água e energia em Itu.

Oficinas gratuitas
 
Além da gratuidade, haverá o oferecimento de oficinas. A primeira, “Fontes históricas em sala de aula”, com a educadora Andrea Trus, acontece no dia 18/09. A oficina orientará professores sobre como aproveitar os diferentes tipos de fontes documentais (audiovisual, escritos, fotografias) em sala de aula. No dia 19/09, é a vez do workshop “Fanzine para Professores”, com o educador Pedro Scavacini, e que apresenta o que é o fanzine, para que serve, e como e quando aplicar o seu uso com os alunos. Ambas as oficinas acontecem entre as 18h30 e 20h30 e têm vagas limitadas. As inscrições ficam abertas de 1º a 16 de setembro, pelo [email protected].

No sábado (22/9), das 9 às 16 horas, acontece a oficina “Desenho de Observação em Arquitetura”, com a artista plástica Silvana Novelli. A oficina abordará conceitos e análise de detalhes arquitetônicos e o desenvolvimento de seus desenhos, com a realização de exercícios que abordam a bi e a tridimensionalidade. As inscrições serão de 8 a 20 de setembro, pelo e-mail [email protected].

Orquestra de Viola Caipira
 
Fechando a programação especial, no domingo, 23/09, às 10 horas, o museu recebe o ensaio aberto da Orquestra Ituana de Viola Caipira. A apresentação é gratuita e o público poderá conferir um repertório variado, com músicas do cancioneiro popular nacional, do folclore brasileiro e português, e de raiz sertaneja.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Empresas mantenedoras da Fundação: Sabesp, Cesp e Emae.

Serviço:
MUSEU DA ENERGIA DE SÃO PAULO NA 12ª PRIMAVERA DE MUSEUS
Quando: 17 a 22 de setembro de 2018
Onde: Confira os endereços das atrações na programação acima
Informações: (11) 3224-1489 ou www.museudaenergia.org.br

Comentários