Sustentabilidade

Publicado: Quinta-feira, 1 de junho de 2017

Estudantes realizam visita monitorada na Estrada Parque

Ação visa conscientizar sobre a importância da Mata Atlântica

Estudantes realizam visita monitorada na Estrada Parque
Alunos da escola estadual "Professor Rogério Lázaro Toccheton"

Cerca de 40 alunos da escola estadual “Professor Rogério Lázaro Toccheton” participaram, nesta terça-feira, 30 de maio, de uma visita monitorada na Estrada Parque que liga Itu a Cabreúva. Esses alunos, que são agentes ambientais, foram acompanhados pelo educador ambiental Carlos Andrade e pela bióloga Valéria Rustici, ambos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Os temas abordados foram a importância das áreas de proteção ambiental (APA), a história da Estrada Parque, a poluição do rio Tietê e a crise hídrica, coleta de amostra de água do Tietê e os métodos de análise da qualidade, além da importância da Mata Atlântica.

Na última segunda-feira, a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgaram os novos dados do Atlas da Mata Atlântica, referentes ao período de 2015 a 2016. O estudo aponta o desmatamento de 290 Km2, nos 17 estados do bioma Mata Atlântica, representando aumento de 57,7% em relação ao período anterior (2014-2015). Há 10 anos não era registrado nesse bioma um desmatamento nessas proporções.

Frente a esses dados a Secretaria de Meio Ambiente de Itu vai reforçar as ações educativas que já são realizadas com escolas municipais, estaduais e particulares para conscientizar os alunos da relevância e a importância da preservação. “O bioma que Itu está inserido é a Mata Atlântica, temos somente 9,81% de cobertura original, já que 91% foi desmatado ao longo da história. Realizar atividades que conscientizem ituanos que a conservação dos remanescentes, a recuperação de áreas degradadas e nascentes é fundamental para a continuidade de nossa vida aqui, pois sem floresta as nascentes e cursos d'água estarão cada vez mais vulneráveis”, comentou Valéria Rusticci.

O intuito também é atuar de forma mais incisiva quanto às queimadas realizadas em áreas verdes e intensificar as autuações. Escolas interessadas em participar de visitas monitoradas nos parques ecológicos e unidades de conservação municipal podem entrar em contato pelo telefone (11) 4025-1412 e agendar uma visita gratuita.

Comentários