Sustentabilidade

Publicado: Quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Conheça os parques de Itu que oferecem contato com a natureza

Opções de passeios tranquilos, com lindas paisagens.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Conheça os parques de Itu que oferecem contato com a natureza
Parque Ecológico Taboão

Estar em contato com a natureza proporciona diversos benefícios, como a diminuição do estresse. Em Itu, alguns locais oferecem um passeio tranquilo em meio às árvores, com lindas paisagens para contemplar. Todos ficam dentro da cidade e são opções gratuitas que agradam toda a família. Confira:   

Estrada Parque
Antiga Estrada dos Romeiros, a Estrada Parque guarda em cada curva de seu caminho uma trajetória de fé, história, natureza e beleza. Dentre as paradas obrigatórias, destacam-se fazendas, campings e restaurantes, além da Gruta da Glória e da antiga usina hidroelétrica. No trecho entre Itu e Cabreúva, considerado um dos mais belos, a estrada é ladeada de floresta, embelezada por ipês e jequitibás centenários, sendo que um dos jequitibás foi cenário de filme da extinta companhia Vera Cruz de cinema. Vale a pena passar por lá para respirar ar puro, escutar o canto dos pássaros e conhecer o Rio Tietê, que apesar de poluído, ainda sim dá charme ao cenário.
Endereço: SP-312 - Itu/SP

Parque Almeida Júnior
Com área total de mais de 20 mil metros quadrados, o Parque Almeida Júnior possui mirante com vista para as terras do Vale do Tietê, quadra recreativa, parquinho, pista e trilha para caminhada, praça para ginástica, horta e outros atrativos. Um bom lugar para fazer piquenique e conversar, enquanto sente a brisa leve passar. 
Endereço: Avenida do Parque, 271 - Com acesso pela rotatória da Avenida das Graças - Jardim Plaza Athénée, Itu/SP
Telefone: (11) 4850-7154

Parque Ecológico Chico Mendes
Rodeado de muito verde, o Parque Ecológico Chico Mendes é localizado próximo à nascente do Córrego do Barreiro e com área aproximada de 242 mil m². Possui pista de caminhada, quadras esportivas, espaço para ginástica, trilhas, playground, áreas de lazer, jogos ecológicos e locais para descanso. Também uma pista de skate. O local agrada todas as idades, oferecendo um gostoso passeio em contato direto com a natureza. 
Endereço: Rua Lençóis Paulista, 156 - Cidade Nova, Itu/SP
Telefone: (11) 4850-8021

Parque Ecológico Taboão
O Parque Ecológico Taboão possui 41 mil m² metros e conta com quatro áreas de lazer, administração, centro de referência em sustentabilidade, estação para ginástica, pista de caminhada e playground. Também é um ótimo lugar para passear e contemplar a natureza. Enquanto percorre sua trilha, o visitante até se esquece que está dentro da cidade.
Endereço: Av. Itu 400 anos, 77 - Itu Novo Centro, Itu/SP
Telefone: (11) 4025-1412 / 4850-9298 / 4850-9299

Parque Geológico do Varvito
O Parque do Varvito é um verdadeiro monumento geológico, tombado pelo Condephaat. Além de revisitar a história da era glacial, por meio do enorme paredão de varvito, quem conhece o local se encanta com tanta calmaria. Árvores, plantas, flores, pássaros e muito ar puro integram a visita. Há no parque a Praça do Eco, Cascata do Antanho, Lago dos Fósseis, Vereda dos Seixos, Trilha Bentônicos, Gruta Lágrima do Tempo, Bosque dos Matacões e o Lago Jurássico. 
Endereço: Rua Parque do Varvito - Há 1.400m do Centro Histórico - Pq. Nossa Sra. da Candelária, Itu/SP
Telefone: (11) 4850-7178 / (11) 4850-7203 Portaria

Parque Cidade da Criança 
A Cidade da Criança é um parque público voltado ao lazer dos pequenos. O grande espaço é agradável, rodeado de árvores que oferecem sombras refrescantes e tem até um lindo lago. Enquanto as crianças brincam, os adultos podem aproveitar para fazer um piquenique ou ler um livro sentados na grama, nos quiosques ou bancos existentes no local. 
Endereço: Rua França, 102 - Bairro Vila Roma, Itu/SP
Telefone: (11) 4013-0366

Bosque Alceu Geribello
Apesar de não ser um parque, quando falamos em contato com a natureza não podemos esquecer do Bosque Alceu Geribello. Localizado em um conhecido bairro da cidade, é um verdadeiro oásis verde. O local charmoso é também um Centro de Educação Ambiental, destinado a todas as pessoas que querem aprender sobre natureza, qualidade de vida e sustentabilidade. Possui mesas e cadeiras para um delicioso descanso, piquenique, leituras ou mesmo para usar o laptop.
Endereço: Rua Niterói, 133 - Bairro Brasil, Itu/SP
Telefone: (11) 4850-8074
E-mail: [email protected]
 

Comentários