Sustentabilidade

Publicado: Segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Centro Histórico de Itu passa a ter coleta seletiva de porta a porta

Sistema começa a funcionar na sexta-feira, dia 21.

Crédito: Edvaldo Plazza/Prefeitura de Itu Centro Histórico de Itu passa a ter coleta seletiva de porta a porta
Coleta seletiva de porta a porta já ocorre em outros bairros e agora será estendida ao Centro Histórico

A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu (Comarei) e com a empresa Eppo (terceirizada da limpeza pública da cidade), irá iniciar na sexta-feira, dia 21 de agosto, a coleta seletiva de porta a porta no Centro Histórico e Comercial.

Embora moradores e frequentadores desta região já tenham acesso aos outros modos de descarte de resíduos através das lixeiras (contentores) verdes e mais recentemente dos contêineres subterrâneos, esta ação está contida no Plano Municipal de Gestão de Resíduos objetivando maior adesão do comerciante e morador à separação dos resíduos e conta com apoio do Sindicado do Comércio Varejista e Lojista de Itu e Região (Sincomercio) e da Associação Comercial e Industrial de Itu (ACII).

A partir do início da coleta seletiva porta a porta, moradores e comerciantes deverão separar seus resíduos em recicláveis e rejeitos. Os materiais recicláveis deverão estar embalados e próximos às portas das residências e dos estabelecimentos às sextas-feiras, às 9 horas. Já os rejeitos deverão ser ensacados e colocados na lixeira (contentor) verde, como habitual.

Sensibilização

A partir desta segunda-feira, dia 17 de agosto, educadores ambientais da Secretaria de Meio Ambiente realizaram conscientização em todo o Centro Histórico e Comercial a fim de aumentar a adesão à coleta seletiva. Para apresentar esta implantação, também ocorrerá uma reunião na quarta-feira, dia 19, às 15h30, no auditório do Sincomercio.

Representantes do poder público e da empresa Eppo convidam todos os comerciantes e sociedade civil interessada em esclarecer suas dúvidas e sugerir melhoria para este novo serviço. O Sincomercio fica localizado na Rua José Vitório, nº 137 – Centro.

Comentários