Região

Publicado: Terça-feira, 12 de agosto de 2014

Curso gratuito do Denarc visa prevenção ao uso de drogas em Indaiatuba

Capacitação será realizada em setembro.

Crédito: DENARC-Arquivo SCS/PMI Curso gratuito do Denarc visa prevenção ao uso de drogas em Indaiatuba
Curso tem como objetivo formar multiplicadores

O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), em conjunto com o Programa Viver, realizam de 1 a 5 de setembro, das 18h30 às 22 horas, o curso gratuito de capacitação de agentes multiplicadores na prevenção ao uso de drogas. A atividade, que acontece no auditório do Paço Municipal, será ministrado pelo Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil.

A capacitação é direcionada a educadores, professores, universitários, coordenadores de ensino, representantes de organizações religiosas e sociais, comunidade em geral Segurança Pública (Polícia Militar, Policia Civil e Guarda Civil) e Secretarias Municipais de Saúde, Cultura e Esportes.

O curso tem como objetivo formar multiplicadores que atuem de forma preventiva no combate ao consumo de drogas na comunidade em que estão inseridos. Entre os principais tópicos abordados estão os tipos de entorpecentes especificidades e necessidades do tratamento de dependentes químicos e legislação, entre outros.

Informações podem ser obtidas na Casa dos Conselhos de Indaiatuba, (19) 3835-2843 e e-mail social.casadosconselhos@indaiatuba,sp,gov. O interessado deve fornecer o nome completo, RG, e-mail e telefone. Os participantes receberão posteriormente certificado do Denarc.

Programa Viver

O programa multidisciplinar, que foi idealizado pelo prefeito Reinaldo Nogueira, é ao mesmo tempo simples, inovador e de grande eficácia, que organiza as iniciativas existentes na comunidade. As ações deixam de ser isoladas. Para toda essa coordenação foi criada a Central de Risco, composta por funcionários qualificados e um software de última geração. Assim que recebe a indicação de uma pessoa vulnerável, ela envia uma equipe treinada do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para referenciar e acolher a família.

Com todos os dados em mãos, os profissionais traçam um Plano de Atendimento específico levando em conta o local da residência e projetos existentes no banco de dados. Essa pessoa é convidada a participar desse Plano. Mensalmente ela é acompanhada para avaliação, revisão e alterações no programa, até seu desligamento ou necessidade de outras intervenções.

O Programa Viver foi estruturado sobre cinco premissas básicas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes. O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.

A Central de Risco já pode ser acionada pelo número 3875-6600. O horário de funcionamento é das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Comentários