Esportes

Publicado: Quarta-feira, 17 de julho de 2013

Paixão do Brasil e de Itu: 19 de julho é o Dia Nacional do Futebol

O esporte mais praticado no mundo também é forte na cidade.

Paixão do Brasil e de Itu: 19 de julho é o Dia Nacional do Futebol
O futebol é um dos esportes mais democráticos do mundo, sendo fácil para qualquer um praticá-lo

O dia 19 de julho não é uma data qualquer. O esporte mais praticado no mundo e paixão nacional é homenageado nesta sexta-feira, o Dia Nacional do Futebol. A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por ser o dia em que, no ano de 1900, foi fundado o primeiro time de futebol do Brasil, o gaúcho Sport Club Rio Grande.

A cidade de Itu tem uma forte ligação com a modalidade. E não é só por ser a casa do campeão paulista de 2002, o Ituano, e de um dos mais fortes Campeonatos Amadores do estado. Foi em nosso município que as primeiras partidas de futebol aconteceram em solo brasileiro. Não acredita?

Berço do futebol

O Colégio São Luiz, em Itu, foi o berço do futebol que conhecemos. Em 1894, quatro times de 11 jogadores formados pelos alunos da instituição disputaram os primeiros jogos nacionais. Isso um ano antes do retorno ao Brasil de Charles Miller, considerado o responsável pela implantação do esporte no país. A história completa você pode conferir aqui, na matéria de Rodrigo Gasparini publicada no Itu.com.br.

Galo rubro-negro

Mas claro, Itu é mais conhecida por ser a casa do Ituano Futebol Clube. Campeão paulista em 2002 e do Brasileiro da Série C em 2003, o Galo rubro-negro é o time do interior há mais tempo na série A-1 do certame estadual: são 13 anos na elite. O Ituano também foi o clube que revelou o pentacampeão mundial Juninho Paulista (hoje gestor do clube) para o cenário do futebol. Confira aqui a matéria especial do aniversário de 66 anos do clube, com entrevistas com seus principais jogadores.

Futebol amador

E não é só o futebol profissional que é destaque em Itu. Com um dos principais campeonatos amadores do estado, a cidade é palco de grandes partidas nos finais de semana. Juventus, Palestra, São Raimundo, São Paulo, Vitória entre outros fazem a alegria (e a tristeza) de seus apaixonados torcedores. Recentemente, o time grená do Bairro Nossa Senhora Aparecida foi bicampeão do torneio. Confira aqui como foi a final.

Pelada entre amigos

Apesar de todas as regras e campeonatos existentes, o futebol tem uma meta maior: entreter. E é com esse objetivo que, durante a semana, diversos “peladeiros” se reúnem pra bater aquela bolinha. E um bom lugar para isso é a Arena Soccer Ball. O espaço, inaugurado em janeiro de 2012, é uma opção de entretenimento para os amantes de futebol em Itu.

Um campo de futebol society de 20x40 está à disposição dos esportistas de segunda a segunda, das 8 às 22 horas. O aluguel do campo que comporta 12 pessoas é por hora, e inclui bola e colete. Terminado o jogo, a Arena Soccer Ball oferece um espaço para confraternização com bebidas em geral e petiscos. O espaço coberto conta com mesas e cadeiras, mesa de bilhar, churrasqueira, banheiros feminino, masculino e para pessoas com deficiência, e vestiário. Conheça! 

Comentários