Esportes

Publicado: Segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Ituano encerra a 1ª fase com a melhor campanha da Copa Paulista

Vitória diante do Juventus foi pelo placar de 3X1.

Crédito: Divulgação/Ituano F.C. Ituano encerra a 1ª fase com a melhor campanha da Copa Paulista
Time do Ituano posado

O Ituano garantiu a classificação faltando duas rodadas para terminar a 1ª fase da Copa Paulista. E na tarde de 22 de setembro, a equipe garantiu a melhor campanha na competição com 26 pontos e 8 vitórias, ao derrotar o Juventus no Estádio Novelli Júnior por 3X1.

O time de Itu ainda tem o ataque mais positivo com 25 gols marcados. São 12 atletas diferentes que marcaram estes gols, e 10 atletas fizeram as assistências. O técnico Vinicius Bergantin confirma a participação positiva de todos do elenco. “Isso aumenta a confiança e dá uma dor de cabeça boa para o treinador. Fico contente com o bom desempenho não só coletivo, mas também o individual. Quem ganha é o Ituano”, afirma.

Na próxima fase o Ituano estará no grupo 8 ao lado de Novorizontino, XV de Piracicaba e Taubaté. A 2ª fase deve começar só no próximo final de semana.

O jogo

Vinicius Bergantin pôde rodar o elenco no encerramento da 1ª fase. Depois de derrubar o tabu contra o Audax em Osasco na quarta-feira, ele trocou 9 jogadores para o jogo contra o Juventus. Apenas o goleiro Júnior e o zagueiro Pavani jogaram nas outras partidas. Promoveu a estreia do zagueiro Rodrigo, que veio do Guarani de Palhoça. Deu sequência para os reforços João Morelli, Xavier, Marcos Paulo e Matheus Souza. Oportunidade de jogar para os jovens Edson, Luís Henrique e Caprioli. E todos em campo contando com a experiência do volante Paulinho Dias, que executou o papel do capitão Correa.

Todos corresponderam e o Ituano garantiu a liderança do grupo. “Todos aproveitaram bastante. Foi um prêmio para estes atletas que vêm se dedicando muito, mas jogando menos minutos. Eles elevaram o nível nos treinamentos. Fortalece muito o grupo. Sempre com pensamento de vitória e puxa todos para cima. Resultado foi uma bela vitória contra o Juventus”, comenta o técnico.

O volante Paulinho Dias foi o capitão na partida e só tem elogios. “Quando cheguei aqui eu já sabia que as pessoas que estavam no comando são sérias e competentes. Mas com toda sinceridade fiquei muito impressionado com o dia a dia. Todos os setores do clube funcionam. Isso é muito gratificante. Isso faz o trabalho se desenvolver com sucesso. É importante dar esta oportunidade para o mais jovem. Eu já fui jovem e hoje posso ajudar com minha experiência como o Correa está fazendo. E os jovens nos dão energia. Claro que o futebol não é uma ciência exata, mas o caminho que o Ituano está trilhando é o caminho do sucesso”, comenta o jogador.

Com o calor de 31 graus, o jogo no primeiro tempo foi mais lento. A equipe de Itu teve o domínio, criou oportunidades, mas finalizou pouco. As duas melhores chances foram com Morelli, que bateu por cima pela esquerda e o goleiro pegou. E com Marcos Paulo, que desviou de cabeça o cruzamento de Luís Henrique. O segundo tempo foi intenso e saíram os 4 gols. Com 5 minutos, Morelli roubou a bola na entrada da área e tocou na direita para Paulinho Dias bater cruzado e marcar seu primeiro gol. “Fico feliz porque independente de sua idade e de sua experiência, a alegria do futebol é o gol. Fiquei muito feliz em marcar meu primeiro gol com a camisa do Ituano. Isso dá mais confiança. Te dá mais alegria. Vai ganhando destaque e vai mostrando que o grupo é forte”, conta Paulinho Dias.

Marcos Paulo quase fez o segundo. Ele bateu de fora da área e assustou o goleiro Rafael. Aos 9' o lateral Edson fez boa jogada pela direita e fez um passe para Morelli na entrada da área. Ele bateu por cima do goleiro e fez 2X0. “O Morelli entrou gritando. Ele fez uma movimentação muito boa e felizmente consegui fazer o passe para ele. Por isso ele foi comemorar junto comigo”, conta Edson. O Juventus conseguiu reagir aos 29' com Vinicius que fez 2X1. O clube da Mooca fez uma pressão, mas o goleiro Júnior evitou o empate em duas boas defesas.

Com a entrada de Breno no lugar do zagueiro Rodrigo, o Ituano promoveu uma mudança tática e o time voltou a pressionar o Juventus. Xavier cruzou pela esquerda e Caprioli deu um toquinho de cabeça e a bola passou raspando o poste direito. Num dos ataques do Juventus, o Ituano foi mortal no contragolpe. Breno recuperou a bola na esquerda, tabelou com Xavier e ganhou na velocidade do marcador. Quando entrou na área, passou pelo zagueiro e cruzou para trás. O lateral Edson que acompanhou a jogada encheu o pé para fazer 3X1. Em seu 7º jogo como profissional, Edson saiu de campo com um gol e uma assistência. “Quando o Breno fez a jogada de contra-ataque eu já imaginei que poderia sobrar para mim. Eu acompanhei e ele fez uma bela jogada e o cruzamento. Felizmente cheguei concluindo bem. Este é o jogo que saio mais contente. Venho trabalhando firme depois da lesão e aguardava minha oportunidade”, lembra Edson de 21 anos.

Comentários