Entretenimento

Publicado: Sexta-feira, 8 de julho de 2011

À moda da casa! Pizzas especiais, cobertas de sabor

Da tradicional à moderna, receita continua conquistando os brasileiros.

Crédito: Jéssica Ferrari / Itu.com.br À moda da casa! Pizzas especiais, cobertas de sabor
Pizza quadrada da Dio Santo Pizzeria inova no formato, sem perder o gosto tradicionalmente italiano

Por Jéssica Ferrari

Receita dos egípcios, preparada pelos gregos e adotada pela Itália? Talvez. Não importa o que diz a história da pizza, e sim o quanto ela agrada o paladar dos brasileiros. Trazida ao país pelos imigrantes, ela foi ganhando ingredientes e conquistando regiões. Seu formato já se modificou para agradar os mais modernos, suas bordas foram recheadas para os gulosos, sua cobertura ganhou criatividade e mesmo assim o prato continua sendo a velha e boa pizza.

A aceitação da receita é tamanha no Brasil, que são consumidas diariamente cerca de 1,5 milhões de unidades. Desse número, o estado de São Paulo é responsável por apreciar 800 mil; ou seja, 53% do total, segundo pesquisa realizada no ano passado, pela ECD Food Service, empresa que realiza pesquisas para o mercado gastronômico.

“Massa italiana, molho de tomate e mussarela. Quem resiste a esta combinação perfeita?”, brinca Tiago Simões Campanhã, proprietário da Dio Santo Pizzeria. Segundo ele, os ingredientes juntos são tão fortes que inspiraram a logomarca da empresa. Mas apesar de destacar as tradicionais matérias primas de uma pizza, a Dio Santo inova quando o assunto é o formato. Suas receitas são preparadas em massas curiosamente quadradas. “Por que ser igual? Todos desejamos conhecer pessoas novas, visitar novos lugares, experimentar novos sabores. A curiosidade é o ponto de partida para novas experiências. Experiência que a Dio Santo veio trazer a Itu”, conta Tiago.

Na Pizzeria ituana as opções são diversas, e contam com duas categorias especiais: as pizzas naturais e as pizzas ligth. Dentre as pizzas naturais, destaque para a “Cerrado”, que mistura molho de tomate fresco, abobrinha fatiada, alho frito, parmesão e azeitonas; e para a “Floresta” com molho de tomate fresco, fundo de alcachofra, mussarela, tomate seco e azeitonas. Já a “Amazônia” traz em sua receita molho de tomate fresco, brócolis ao alho e óleo, champignon, requeijão e azeitonas. Na linha light a “Oriente Verde” ganha o paladar com molho de tomate fresco, shitake, shimeji, alho poró e mussarela de búfala; e a “Empório Light” agrada pelo forte sabor do molho de tomate fresco, ricota temperada, parmesão, manjericão e passas.

Para o inovador Campanhã, o sucesso de um produto tem por base, na maioria das vezes, ideias simples, bastando apenas colocá-las na ordem correta. No entanto, o que não pode faltar a qualquer receita é o tempero especial, geralmente herdado de família e que faz sucesso com os clientes. Na Dio Santo a junção das ideias aliadas a um gostinho caseiro fez surgir a pizza à moda da casa, uma receita que a mãe de Campanhã utilizava nas celebrações de Páscoa, feitas nos almoços de família. “Foi aí que pensamos: por que não? Uma receita incrível, aliada a um ícone da culinária italiana, a pizza!”.

O prato leva molho de tomate fresco, bobó de camarão, salsinha, mussarela e azeitonas, elaborado com tato de um chef de cozinha. Ainda segundo Campanhã, na Dio Santo, todos os ingredientes que não se enquadram na lista de frios e laticínios (queijos, presunto, calabresa, etc), são preparados na própria cozinha do local, ao contrário da grande maioria das pizzarias, que se utilizam de produtos comprados já processados, acondicionados com conservantes em embalagens. “Junte isso a um diferente formato, inovador como os tempos atuais. O resultado é uma pizza tradicionalmente italiana e surpreendentemente nova”, afirma.

Pizzas em Itu

Dona Corina

No Restaurante Dona Corina as pizzas também ganham diferentes coberturas e abusam na criatividade. Além das tracionais, a casa destaca a “Disparatta” feita com molho de tomate, catupiry gratinado com parmesão, coberto com uma porção de provolone a milanesa, tomates cerejas e cebolinhas; e a também salgada “Senzacione Brie”, recheada com molho de tomate, queijo Brie, abobrinha gratinada e refogada com alho no azeite, e gratinada com parmesão.

Para adocicar o paladar, a “La Bella Helena”, que leva delicioso brigadeiro com lascas de chocolate e morango. Segundo o proprietário Miguel Japur, a diferença da pizzaria é a massa crocante, “feita com ingredientes de qualidade e receita exclusiva da casa”, conta.

Restaurante Zeus

O Restaurante Zeus oferece o sabor das pizzas do interior, com a comodidade do delivery. As receitas são assadas em forno à lenha, com massas finas e ingredientes frescos. O cardápio com mais de 80 opções oferece pizzas tradicionais, lights, especiais e doces.

10 de julho - Dia da Pizza

Em 1985 a Secretaria de Turismo de São Paulo organizou o “I Festival da Pizza da Cidade de São Paulo”, idealizado pelo publicitário Carlito Maia. No último dia do evento, 10 de julho, aconteceu o encerramento da festa e a oficialização da data como o Dia da Pizza, comemorado desde então com muita massa, molho e queijo.

Comentários