Educação

Publicado: Quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Concurso busca jovens talentos da Ciência em feira estadual

Projetos devem ser enviados até 24 de setembro.

Estão abertas as inscrições da Feira de Ciências da rede estadual de São Paulo. Desde 2013, a Secretaria da Educação “caça” novos talentos nas áreas de tecnologia, sustentabilidade e empreendedorismo científico. Podem participar do concurso alunos do 8º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Médio. Os projetos, sob supervisão de professores das unidades, devem ser enviados até 24 de setembro à banca organizadora da feira. O regulamento e cronograma estão disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br).

Na última edição, três jovens cientistas da Escola Estadual “Professor Carlos de Arnaldo Silva”, em Jales, se destacaram com um modelo para a filtragem da água. O trio formado por Jhonatan Ferreira, Raphael Casagrande e Wigor Ribeiro propôs a adoção de camadas de carvão, húmus, areia e pedra para retirar a sujeita e o odor do líquido e reutilizá-lo no banheiro e na limpeza de áreas externas da unidade de ensino.

Já Camila Agone, da Escola Estadual “Jardim Riviera”, em Santo André, deu um passo ainda maior. Com ajuda dos professores da Biologia, a estudante identificou as propriedades cicatrizantes da planta embaúba, facilmente encontrada na região. O projeto ganhou destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e o apoio técnico da Universidade Federal do ABC.

O mesmo caminho está sendo trilhado por alunos da Afonso Cafaro, em Fernandópolis. Eles descobriram o potencial proteico dos gafanhotos, que pode inclusive ser utilizado na fabricação de bolos e outros produtos. A inusitada experiência também chamou atenção da UNESP de São José do Rio Preto e há empresas interessadas na possível comercialização.

“As feiras de Ciências são espaços para descobertas científicas e, por consequência, para revelar talentos ainda em formação. Em três edições, a Secretaria detectou projetos inovadores nas áreas de energia térmica, construções sustentáveis, saúde, alimentação e acessibilidade. O concurso também abre a porta para a participação em concursos nacionais de grande porte e para o início de uma ação empreendedora”, explica o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Comentários