Cultura

Publicado: Segunda-feira, 4 de julho de 2016

Vozes de Itu realiza concerto de "Música Sacra" no Festival de Artes

Apresentação ocorre no dia 13 de julho, às 19h30, na Igreja do Bom Jesus.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Vozes de Itu realiza concerto de "Música Sacra" no Festival de Artes
Apresentação do Coral integrará a programação e eventos do 23º Festival de Artes de Itu

O Coral Vozes de Itu realizará no dia 13 de julho (quarta-feira), às 19h30, o concerto "Música Sacra, da Idade Média ao Século XX", na Igreja do Bom Jesus, durante a programação do "23º Festival de Artes de Itu". O Canto Gregoriano, repertório mais antigo conhecido da vida ocidental, será o ponto de partida para um passeio pela música sacra nos diversos momentos da cultura europeia.

O repertório também contemplará obras do Renascimento, do Barroco, da música clássica e do Romantismo chegando às obras de compositores contemporâneos para a fé cristã. Obras de Palestrina, J. S. Bach, Schubert e Faurè abrirão caminho para a compreensão da mudança de linguagem da música sacra na Europa.

Da língua latina, que é ritual na cultura católica, o Coral passará para o alemão da música luterana e o inglês para as obras anglicanas. O concerto é também parte das celebrações do centenário de nascimento do Padre Luiz D'Elboux, jesuíta ituano e importante intelectual católico em seu tempo.

O Coral Vozes de Itu foi fundado em 1965 nas dependências da Igreja do Carmo, por iniciativa de alguns jovens idealistas, que quiseram formar um coro para manter viva a tradição do canto coral em Itu. Desde então o grupo participou de montagens de ópera, performances teatrais, encontros de corais, realizou centenas de concertos, saraus, cantando em cidades paulistas e mineiras.

O grupo conta com 30 cantores e tem por regentes Luís Roberto de Francisco e Paulo Zeppini, acompanhado pelo pianista Vinícius Costa. O Coral Vozes é mantido pela Associação Cultural Vozes de Itu.

Serviço:
Concerto "Música Sacra, da Idade Média ao Século XX"
Local: Igreja do Bom Jesus
Endereço: Praça Padre Anchieta, s/nº, no Centro - Itu/SP
Data: 13 de julho (quarta-feira)
Horário: às 19h30

Comentários