Cultura

Publicado: Segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Museu Republicano sedia mostra de caricaturas de Pery Guarany Blackman

Abertura da exposição ocorre no sábado, dia 24.

Museu Republicano sedia mostra de caricaturas de Pery Guarany Blackman

O Museu Republicano “Convenção de Itu” em parceria com o Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu - MAHMI estará abrindo ao público nesse sábado, dia 24 de fevereiro, a exposição da coleção de caricaturas do artista e professor ituano Pery Guarany Blackman.

As obras expostas foram pintadas sobre papel a partir das técnicas do grafite, aquarela, nanquim e bistre, constitui um importante registro iconográfico documental dos moradores da cidade de Itu na primeira metade do século 20.

Os escolhidos para a realização das caricaturas foram as mais diversas personagens do cotidiano, como fazendeiros, jornalistas, advogados, professores, médicos, maestros, músicos, dentistas, pirotécnicos, farmacêuticos, comerciantes e também os denominados “tipo de rua”, que ficaram conhecidos localmente por seus apelidos como Mandu, Zé Pum, Ignácio Sapo e Parafuso.

Muitos dos retratados eram pessoas do círculo de amizade do professor Pery Guarany Blackman como os professores do Grupo Escolar Cesário Mota e o Sr. Francisco Ferraz de Toledo, proprietário da Loja Flor de Maio, onde ele frequentemente apresentava publicamente seus trabalhos artísticos.

Pery Guarany Blackman nasceu em Itu aos 29 de março de 1900. Filho do artista italiano Demétrio Ligotti Blackman e D. Carolina Vaccari Blackman, realizou seu estudo primário no Grupo Escolar Cesário Mota, de Itu e os complementares no Liceu de Artes o Ofícios (1918) e na Scuola di disegno, pittura e plástica “Michelangelo Buonarroti” (1919), especializada em desenhos e pinturas a óleo, aquarela, guache e pastel, modelagem e esculturas, ambas situadas em São Paulo.

Iniciou seus estudos artísticos de desenho e pintura com o seu pai Demetrio Blackman, artista formado pelo Real Instituto de Belas Artes de Nápoles – Itália. Aos 12 anos, já realizava algumas exposições públicas tanto em São Paulo como em Itu, fato que levou o jornal Correio Paulistano, de 15 de outubro de 1912, a realizar uma matéria especial chamando a atenção para seu talento artístico como “Uma Criança Genial”.

Em 1918, trabalhou nas obras de restauro da Igreja do Carmo de Itu, onde segundo suas observações dadas a Mário de Andrade, realizou “apenas um avivamento do que o tempo envelhecera” nas obras de Jesuíno do Monte Carmello.

Sua carreira como professor em Itu teve início em 1926, ministrando aulas de desenho no Seminário Nossa Senhora do Carmo (1916-1956). Entre os anos de 1930-31 foi preparador de desenho no Colégio Nossa Senhora do Patrocínio; entre 1930-1960, professor do Instituto Borges de Artes e Ofícios e, de 1932-1963, no Ginásio Estadual “Regente Feijó”.

Casou-se em Itu, em 1928, com D. Rosa Martini, filha do arquiteto-construtor João Martini e D. Leticia Martini, com quem teve três filhos - Demetrio, Iracema e Rita. Faleceu em Itu aos 75 anos de idade em 4 de junho de 1975, deixando inúmeras obras de arte, entre telas a óleo, aquarelas, pastel e guache, e uma importante Coleção de Caricaturas.
Em 05 de dezembro de 1979 em sua homenagem, seu nome foi dado a Escola Estadual Professor Pery Guarany Blackman.

Serviço:
Abertura: 24 de fevereiro de 2018
Horário: 10h
Local: Museu Republicano “Convenção de Itu”
Rua Barão do Itam, 67 – Centro – Itu/SP
Informações: (11) 4023-2525

Comentários