Cultura

Publicado: Terça-feira, 29 de agosto de 2017

Museu da Música discute papel dos copistas medievais

Evento ocorre dia 3 de setembro (domingo).

Crédito: Divulgação/Museu da Música - Itu Museu da Música discute papel dos copistas medievais
Fachada do Museu da Música no Centro de Itu

O Museu da Música - Itu promoverá no próximo domingo, dia 3 de setembro, mais um encontro da série Diálogos, este dedicado aos copistas medievais. Previsto para às 10h30, o evento será conduzido pelo organista Evandro Correia, que discutirá com o público o papel dos copistas na Idade Média e a sua contribuição para a música. Pretende também tratar dos copistas de partituras até o século XX, antes do advento das máquinas de reprodução de cópias e dos computadores.

O objetivo é entender a função de copista de música, que se prolongou até o século XX, solicitando bela caligrafia e certa formação dos profissionais da área. O acervo do Museu guarda milhares de partituras manuscritas, copiadas entre os séculos XIX e XX.

Evandro Correia é mestre e doutor em Direito Canônico dentro da Ordem Beneditina. Foi organista da Basílica de São Paulo, em Roma e grande estudioso da vida monástica medieval.

O Museu da Música – Itu está localizado à Rua Floriano Peixoto, 480, no Centro de Itu. O evento é aberto ao público e gratuito.  

Comentários