Cultura

Publicado: Sexta-feira, 12 de maio de 2017

Museu da Música de Itu realiza programação na 15ª Semana dos Museus

Haverá lançamento do 7º Cadernos de Música.

O Museu da Música – Itu participará, entre os dias 16 e 18 de maio da 15ª Semana Nacional dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A programação busca ampliar o público que participa das atividades do museu e valorizar a paisagem cultural da cidade. Na ocasião, o museu presenteia a cidade de Itu com a edição do 7º volume dos Cadernos de Música, com um texto inédito e histórico, escrito em 1906 pelo Prof. Tristão Mariano da Costa, a “Breve Notícia Histórica do Colégio São Luís de Itu”.

 A obra foi encontrada no arquivo do Colégio São Luís e é um documento que revela quase cem anos de história da educação em Itu, ao longo de todo o século XIX. Transcrito por pesquisadores do Museu da Música – Itu e da Biblioteca Histórica Padre Luiz D’Elboux, o texto recebeu edição recheada por quarenta imagens do antigo Colégio São Luís, hoje edifício do Regimento Deodoro.

A publicação é uma iniciativa do Instituto Cultural de Itu, associação sem fins lucrativos que mantém o Museu da Música e conta com apoio cultural da Starrett indústria e comércio e do Sincomércio – Itu.

A Semana dos Museus conta com eventos no Regimento Deodoro e no Museu da Música. Conta com apoio da Academia Ituana de Letras, da Secretaria Municipal de Cultura de Itu, do Regimento Deodoro e da Associação Cultural Vozes de Itu.

A programação é gratuita e aberta ao público. Confira:

17.05.2017 (quarta-feira), Encontro Cultural – 150 anos do Colégio São Luís
19h30 – Palestra - “Fundação e instalação do Colégio São Luís em Itu”
Prof. Luís Roberto de Francisco
Auditório do Regimento Deodoro
20h30 - Lançamento da “Breve Notícia do Colégio São Luís” (1906)
Tristão Mariano da Costa
21h - visita às antigas instalações do Colégio São Luís (Regimento Deodoro)

18.05.2017 (quinta-feira), Encontro Cultural – 150 anos do Colégio São Luís
19h30 – Palestra “A pedagogia da Companhia de Jesus”
Padre Almir de Andrade
Auditório do Regimento Deodoro
21h – Concerto “Música ituana ao tempo do Colégio São Luís”
Coral Vozes de Itu
Igreja São Luís Gonzaga (Regimento Deodoro)

Durante a semana haverá diversas visitas de grupos de Terceira Idade ao Museu da Música, atividades do projeto A Roda dos Objetos, idealizado e promovido pela Profa. Susana Costa. 

Comentários