Cultura

Publicado: Terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Museu da Música de Itu completa 8 anos recebendo doação ao acervo

Documentação traz Caderno de Poesias inédito do Padre D'Elboux

Crédito: Arquivo/Jornal A Federação Museu da Música de Itu completa 8 anos recebendo doação ao acervo
Museu receberá em doação documentos relacionados ao Jesuíta ituano, Padre Luiz Gonzaga da Silveira D'Elboux

No próximo domingo, dia 20 de dezembro, o Museu da Música – Itu celebra seus oito anos de fundação com o Concerto de Natal do Coral Vozes de Itu. O grupo apresentará a Cantata de Natal “O Rei dos Reis” de John Peterson. O concerto está marcado para as 19h30 na Igreja do Bom Jesus.

Na ocasião, o Museu receberá em doação documentos relacionados ao Jesuíta ituano Padre Luiz Gonzaga da Silveira D’Elboux (1916 – 2002), entre eles um precioso Caderno de Poesias, material escrito durante a sua formação em Letras Clássicas e Filosofia, nos quadros da Companhia de Jesus, Ordem religiosa da qual fez parte desde a juventude. Os originais revelam a qualidade de sua produção literária e a singela beleza de sua composição poética.

Com a doação será aberto o ano comemorativo do centenário de seu nascimento, evento realizado em conjunto entre o Museu da Música – Itu, a Biblioteca Histórica do Bom Jesus, a Schola Cantorum em parceria com a Igreja do Bom Jesus, a Academia Ituana de Letras (Acadil), a Companhia de Jesus, a família D’Elboux, o Jornal A Federação e a Secretaria Municipal de Cultura de Itu.

Padre D’Elboux

O jesuíta Padre Luiz Gonzaga da Silveira D’Elboux nasceu em Itu em 1916 e foi um eminente intelectual católico. Especialista em línguas clássicas, professor de latim, grego e literatura latina, por quinze anos na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, em Nova Friburgo, onde também foi Reitor, destacou-se como intelectual e pesquisador pela biografia do fundador da PUC do Rio de Janeiro e filósofo, Padre Leonel Franca. Dirigiu a Revista Mensageiro do Coração de Jesus, no Rio de Janeiro, na qual escreveu por alguns anos, bem como no jornal carioca A Cruz. Resultado de sua atividade jornalística são os livros “Dialogando Francamente” e o catecismo “Doutrina Católica”.

Padre D’Elboux foi também, em meio aos Jesuítas, um importante administrador, responsável pela construção da grande Casa de Retiros de Itaici (Indaiatuba). Viveu na Igreja do Bom Jesus de Itu por nove anos, na década de 1980, atuando como líder religioso e administrador, promovendo a conservação da igreja e dependências, além da valorização de elementos artísticos, tradições culturais e a música sacra local.

Depois de alguns anos de enfermidade, vivendo em Itaici, faleceu em Belo Horizonte (MG) aos 86 anos em 2002.

Comentários