Cultura

Publicado: Quarta-feira, 14 de junho de 2017

Museu da Energia realiza projeto de valorização do patrimônio imóvel

Segunda saída fotográfica foi realizada com alunos em Itu.

Museu da Energia realiza projeto de valorização do patrimônio imóvel
Iniciativa objetiva chamar a atenção para a importância da preservação do patrimônio material imóvel de Itu

Nesta terça-feira, dia 13 de junho, o Museu da Energia de Itu promoveu a segunda saída fotográfica do projeto "Meu Ambiente" com os estudantes da EMEJA Professora Maria da Glória Amirat. Realizada com o apoio do fotógrafo Fernando Henrique "Efe", a iniciativa objetiva chamar a atenção para a importância da preservação do patrimônio material imóvel de Itu, estimulando, nos participantes, os sentimentos de responsabilidade, pertencimento e apropriação dos espaços arquitetônicos locais.

Desenvolvida pelo setor educativo do Museu da Energia, a atividade integrou a realização de uma série de encontros com os estudantes, e que abordaram os temas meio ambiente e patrimônio cultural a partir de uma reflexão sobre a obra "Cidades Invisíveis", do escritor italiano Ítalo Calvino. Na ação, os estudantes foram estimulados a pensarem sobre a relação entre as cidades fictícias narradas no livro e a realidade de Itu e seu patrimônio imóvel.

O projeto será finalizado com a inauguração da mostra "Meu Ambiente", e que reunirá uma seleção dos registros fotográficos dos estudantes, produzidos sob um olhar crítico a respeito da paisagem que compõe o centro histórico e comercial de Itu. Instalada na Fábrica São Luiz, de 12 a 16 de julho, a exposição integrará a programação oficial do Festival Interfoto Itu 2017.

O projeto "Meu Ambiente" conta com patrocínio da empresa WePrint! Fine Art.

Comentários