Cultura

Publicado: Quinta-feira, 8 de março de 2018

Museu da Energia promove bate-papo e saída para observação de aves

Atividade gratuita em Itu acontece no dia 18 de março.

Crédito: Divulgação Museu da Energia promove bate-papo e saída para observação de aves
Ação visa estimular um novo olhar para a cidade, que também abriga espécies de aves

No dia 18 de março (domingo), às 9 horas, o Museu da Energia de Itu, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, oferece um passeio voltado a todos os públicos e com uma proposta de instigar um novo olhar dos ituanos para o centro histórico da cidade. A atividade "Passarinhando no Museu” consiste em uma caminhada pelo entorno do Museu da Energia para a prática de observação de aves, além de um bate-papo com o biólogo e educador Fernando Maia. O público é incentivado a trazer câmeras fotográficas, binóculos e guias de campo. As vagas são limitadas e é necessário inscrever-se por e-mail.

A atividade terá início com uma palestra sobre a avifauna local e dicas para a prática da observação de aves, também conhecida como birdwatching. Após o bate-papo, o público será convidado a explorar os jardins e a região do entorno do Museu, sendo, também, conduzido a uma caminhada até a Praça da Matriz para a observação de aves.

“Muita gente acredita que não existem aves na cidade por ela se constituir em uma área urbana. O que precisamos é ter um olhar diferente, atento, porque na correria do dia a dia não prestamos atenção, mas elas estão por aí. As aves estão se adaptando e precisam encontrar comida, e as pequenas matas e parques na cidade também são usados como ponto de parada para as migrações”, explica Fernando Maia, que trabalha como educador no Museu da Energia de Salesópolis, unidade integrante da Rede Museu da Energia, instalada em um parque de 156 hectares de Mata Atlântica na região de Mogi das Cruzes.

A ação integra as atividades que celebram os 20 anos da Fundação Energia e Saneamento, instituição mantenedora do museu e que trabalha na pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento atua em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realizando ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

A Fundação guarda, também, um rico patrimônio arquitetônico e ambiental. São quatro pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), as Usinas-Parque de Salesópolis, Rio Claro, Brotas e Santa Rita do Passa Quatro, algumas com áreas remanescentes de Mata Atlântica -, e dois imóveis urbanos em Itu e Jundiaí.

Empresas mantenedoras da Fundação: Cesp, Sabesp e Emae

Serviço: 
EVENTO “PASSARINHANDO NO MUSEU”
Datas: Domingo, dia 18 de março de 2018, com saída às 9 horas (duração de 3 horas)
Onde? Museu da Energia – Rua Paula Souza, 669, Itu/SP
Funcionamento do Museu da Energia: terça a domingo, das 10 às 17 horas.
INSCRIÇÕES e informações: (11) 4022-6832 ou [email protected]
ATIVIDADE GRATUITA
www.museudaenergia.org.br

Comentários