Cultura

Publicado: Quinta-feira, 11 de maio de 2017

Museu da Energia de Itu participa da 15ª Semana Nacional de Museus

Haverá visitação gratuita, mostra e exibição de entrevistas.

Crédito: Divulgação/Rede Museu da Energia Museu da Energia de Itu participa da 15ª Semana Nacional de Museus
Público poderá conferir a entrevista com a artista plástica Maria Célia Brunello Bombana

Durante 90 anos, o sobrado onde se encontra instalado o Museu da Energia de Itu, no centro histórico de Itu, foi sede das primeiras empresas de eletricidade a atuaram na cidade. Como forma de relembrar e refletir sobre este passado, o Museu da Energia de Itu realiza, de 17 a 21 de maio, a ação especial “Nesse Museu tem histórias”. Integrando a programação da 15ª Semana Nacional de Museus, o evento reúne uma pequena mostra e a exibição de depoimentos que recompõem a história dos antigos ocupantes do Museu da Energia. Durante o período, o espaço estará com entrada gratuita.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), a Semana Nacional de Museus incentiva a realização de atividades especiais nos museus, voltadas à reflexão de uma mesma temática. Em 2017, a questão proposta pelo Ibram é “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.

Além da pequena exposição, composta de fotos e objetos que buscam recompor o ambiente do antigo sobrado como agência de energia, o evento “Nesse Museu tem histórias” trará a exibição de depoimentos de pessoas que, no passado, viveram e trabalharam no casarão do Museu da Energia, com relatos da rotina, vivências e até mesmo conflitos que compõem as memórias do local.

No dia 17, às 19h30, o público poderá conferir a entrevista com a artista plástica Maria Célia Brunello Bombana, filha de Victorio Bombana, primeiro agente, em Itu, da antiga companhia de energia Light, cuja família residiu no andar superior do sobrado de 1931 a 1971. No dia 19, às 19h30, será a vez da exibição do depoimento do aposentado Luis Carlos Leme, ex-funcionário da Light e da Eletropaulo que trabalhou no local por 28 anos, iniciando suas funções no cargo de servente até aposentar-se como atendente de agência em 1997.

Histórico do Sobrado

Construído em 1847, o sobrado do Museu da Energia serviu, originalmente, de moradia para membros da família Pacheco, ricos produtores de açúcar da região. Em 1908, a edificação foi vendida à Companhia Ituana de Força e Luz. Por 90 anos, abrigou os escritórios das empresas de eletricidade que atuaram em Itu: a Cia Ituana de Força e Luz (1908-1927), a The São Paulo Light & Power (1927-1981), a Eletropaulo (1981-1997) e a Empresa Bandeirante de Energia (1997-1998). Após restauro do sobrado, o Museu da Energia de Itu foi aberto a público em 1999. 

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

As ações de 2017 da Fundação Energia e Saneamento (Rede Museu da Energia e Núcleo de Documentação e Pesquisa) têm o patrocínio, via Lei Rouanet/MinC, das empresas CESP e Sabesp.

Programação:

Mostra e Exibição de Entrevistas “Nesse Museu Têm Histórias”
• 17 a 21 de maio, das 10h às 17h;
• 17 de maio, às 19h30, entrevista de Maria Célia Bombana;
• 19 de maio, às 19h30, entrevista de Luis Carlos Leme.

Visitação Gratuita
• 16 a 21 de maio, das 10h às 17h.

Todas as atividades são gratuitas.

Serviço:
Museu da Energia de Itu
Rua Paula Souza, 669, Centro. Itu
www.energiaesaneamento.org.br
[email protected]
(11) 4022-6832

Comentários