Cultura

Publicado: Quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Em segundo volume, livro retrata história da imigração italiana em Itu

Lançamento ocorre nessa sexta-feira, dia 30.

Em segundo volume, livro retrata história da imigração italiana em Itu
As histórias contadas neste segundo volume são permeadas de emoção e lembranças de personagens - famosos e anônimos

Será lançado nesta sexta-feira, dia 30 de novembro, o segundo volume do livro “Italianos em Itu – da imigração à atualidade”. A obra, escrita por 85 autores, traz 90 histórias de famílias de origem italiana que vivem na cidade. O evento ocorre a partir das 19h30, no auditório do 2º GAC L – Regimento Deodoro, o Quartel de Itu.

A antologia é organizada por Edson Carlos de Oliveira, Maria de Fátima Boni Oliveira e Vilma Pavão Folino. Eles foram os responsáveis por convidar os autores, reunir os textos e editar o livro, que tem capa desenhada pela artista plástica Edna Meneghini e 448 páginas. As famílias foram divididas de acordo com sua região de origem na Itália.

As histórias contadas neste segundo volume são permeadas de emoção e lembranças de personagens – famosos e anônimos – que ajudaram a construir o progresso de Itu. Há relatos envolvendo desde cenas de guerra até um milagre de Padre Pio, passando por competições esportivas e casos românticos. Também são lembrados os “itulianos”, nome criado pelos organizadores para destacar os descendentes de italianos que hoje em dia atuam nos mais diversos segmentos da cidade.

Durante o evento, haverá homenagens a quatro instituições que, com o trabalho de pessoas de origem italiana, ajudaram a formar ituanos: o Instituto Borges de Artes e Ofícios (Ibao), o Colégio Regente Feijó, a Santa Casa de Misericórdia e a Light.

O livro estará à venda no evento de lançamento, ao custo de R$36,00. O dinheiro arrecadado será doado ao Lar Nossa Senhora da Candelária, de Itu.

Comentários