Cultura

Publicado: Terça-feira, 5 de junho de 2018

Coro do Bom Jesus cantará em festa centenária da imigração italiana

Evento ocorre no município de Promissão/SP.

O Coro da Igreja do Bom Jesus foi convidado a participar da celebração do centenário da imigração italiana ao bairro Cabeceira dos Patos em Promissão/SP. O convite veio por parte do presidente da comunidade, o advogado José Augusto Borgo.

Por décadas a Companhia de Jesus manteve um núcleo de missionários naquela cidade, muitos deles que também viveram na Igreja do Bom Jesus, o que criou vínculos culturais entre as comunidades.

O Coro do Bom Jesus, após 22 anos adormecido, foi recriado em 2014 a partir das atividades do antigo grupo, que existiu entre 1900 e 1992. Seu repertório baseia-se no arquivo histórico de música sacra, constituído ao longo do século XX e que está completamente preservado no Museu da Música – Itu.

O grupo que teve como regentes os compositores José Ramon Zaballa e Robert Godding, ambos missionários que também viveram em Promissão, cantará obras desses músicos na celebração no próximo dia 9 de junho (sábado), às 13h30. A missa é dedicada a Santo Antonio de Pádua, padroeiro da capela e contará com a participação do Cônsul Geral da Itália em São Paulo.

O Coro do Bom Jesus conta com cerca de 15 cantores e apresentará, além de obras polifônicas, a Missa De Angelis, em gregoriano. O regente do grupo é Luís Roberto de Francisco e conta com apoio cultural do Museu da Música – Itu. 

Comentários