Cultura

Publicado: Quarta-feira, 15 de maio de 2019

Coral Vozes de Itu realiza Concerto Histórico na Igreja do Patrocínio

Apresentação ocorre nesse sábado, dia 18.

Nesse sábado, dia 18 de maio, será realizado um "Concerto Histórico" no Salão do Anjo da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio. A apresentação ocorrerá às 17 horas, com entrada franca. 

Neste concerto, que ocorre após a missa das 16h, o Coral Vozes apresenta duas peças completas escritas ao tempo da chegada de Madre Maria Theodora Voiron a Itu na segunda metade do século XIX; a Missa nº 5 de Tristão Mariano e o Credo nº 02 de Elias Lobo. Enquanto este compôs sua música com forte feição brasileira, a singela composição local, Tristão Mariano foi influenciado pelo lirismo italiano, explorando solos de fôlego. Além das obras o grupo canta uma peça histórica do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, construtor da Igreja do Patrocínio.

O concerto faz parte da programação da XXX Semana Madre Theodora e é uma realização da Associação Cultural Vozes de Itu em parceria com o Museu da Música, Instituto Cultural de Itu e Museu da Arte Sacra “Padre Jesuíno do Monte Carmelo”, da Secretaria Municipal de Cultura de Itu.

Itu foi uma das cidades com maior produção musical no Estado de São Paulo. Pelo menos três orquestras funcionavam ao mesmo tempo, dirigidas por músicos diferentes. Dentre eles se destaca o grupo dirigido por Elias Álvares Lobo e por seu cunhado Tristão Mariano da Costa. Certamente as obras destes compositores foram as mais interessantes dentre as ouvidas pelas professoras francesas que acabavam de chegar a Itu para a fundação do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio. A liderança era da Madre Maria Theodora Voiron.

A Igreja do Patrocínio fica localizada na Praça Regente Feijó, s/n - Itu/SP.

Comentários