Cultura

Publicado: Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Concerto e publicação celebram os 10 anos do Museu da Música de Itu

Evento reuniu o Coral Vozes e a Schola Cantorum.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Concerto e publicação celebram os 10 anos do Museu da Música de Itu
Apresentação musical na Igreja do Bom Jesus

Veja as fotos desta notícia no Flickr

O Museu da Música - Itu comemorou 10 anos de fundação com um belo concerto e o lançamento da biografia de José Mariano da Costa Lobo na manhã deste último domingo, dia 10 de dezembro, na Igreja do Bom Jesus. O evento contou com a participação do Coral Vozes de Itu e da Schola Cantorum, apresentando obras musicais recuperadas pela instituição ao longo dos dez anos.

Na mesma ocasião, ocorreu o lançamento e venda do livro “José Mariano da Costa Lobo – prodígio e ousadia na música em Itu”. Resultado de mais de 20 anos de pesquisa, a obra revela a trajetória do prodígio musical ituano, um dos mais talentosos compositores e intérpretes da história regional, que viveu na segunda metade do século XIX, cuja vida foi interrompida pela morte prematura. A data marcou os 160 anos de seu nascimento.

A Diretora Artística da Associação Cultural Vozes de Itu, Allie Marie Dias de Queiroz, ressaltou em seu discurso o incansável trabalho realizado pelo maestro, professor e regente Luís Roberto de Francisco em prol do Museu da Música. Também relembrou os êxitos e a importância das diversas ações e atividades promovidas pela instituição nessa primeira década. "Dez anos de muita integração com a comunidade, que fortaleceram os pilares que sustentam o Museu", afirmou.  

Após a apresentação, foi a vez de Luís Roberto falar sobre a data especial e as sensações de quem vive na pele a luta pela valorização do patrimônio musical de uma cidade. O regente fez questão de agradecer aos dois grupos musicais parceiros, além de destacar o mérito da curadora Maria de Lourdes Sioli na história de criação do museu. E para encerrar, contou sua admiração por José Mariano e abordou a relevância que o compositor e intérprete possui na história da música de Itu e região. "José Mariano viveu pouco, aprendeu muito com seus dois mestres, maestro Elias Lobo e Tristão Mariano da Costa - que eram seus tios - e deixou um legado importante", concluiu.   
 



O Museu da Música

Criado em 2007 o Museu da Música – Itu é uma instituição de guarda e pesquisa de referenciais sobre a produção e reprodução da música em Itu. É mantido pelo Instituto Cultural de Itu. O espaço conta com mostras virtuais e um rico acervo composto por conjuntos documentais de compositores, instrumentistas de Itu e instituições da cidade. 

O Museu está localizado na Rua Floriano Peixoto, 480 - Centro - Itu/SP. Mais informações no site: www.museudamusicaitu.com.br

Comentários