Cultura

Publicado: Sábado, 22 de julho de 2017

Cinepiano Tony Berchmans lota auditório em Itu

Atração integrou programação do 24º Festival de Artes.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Cinepiano Tony Berchmans lota auditório em Itu
Cinepiano exibiu o filme "O Circo"

Veja as fotos desta notícia no Flickr

A apresentação do projeto Cinepiano em Itu atraiu grande público, lotando o auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano, na noite desta sexta-feira, 21 de julho. A atração gratuita integrou a programação do 24º Festival de Artes e também a programação de Férias do Museu Republicano.

O filme “O Circo”, clássico de Charlie Chaplin, ganhou trilha sonora ao vivo do pianista e compositor. Os presentes puderam assistir ao espetáculo com a obra sendo projetada em película 16mm, como antigamente. 

Durante a exibição, Berchmans improvisa a trilha sonora original ao piano, utilizando temas de sua autoria, em intenso sincronismo com a ação e com a narrativa de Chaplin. O talento arrancou aplausos da platéia que, animada, deu muitas gargalhadas com as hilárias cenas do filme.

Berchmans criou seu projeto CINEPIANO em 2010, e desde então já se apresentou em inúmeras instituições culturais respeitadas no Brasil como unidades do SESC, SESI, Cinemas, Teatros e Festivais como a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Na Europa, já se apresentou em eventos como o NattJazz, tradicional festival de Bergen (Noruega), o TIFF - Transilvania International Film Festival, o mais importante festival de cinema da Romênia, o Wide Skies Film Festival (Hexham, norte da Inglaterra), o Espaço Espelho D’água (Lisboa) e o The Cinema Museum (Londres).



Sobre o Cinepiano Tony Berchmans

O CINEPIANO Tony Berchmans é um precioso tributo ao cinema e um impressionante exercício de improvisação e sincronismo, no qual o acompanhamento musical de filmes mudos em tempo real torna-se uma experiência audiovisual única. No espetáculo, a música narra as cenas com precisão e ajuda a contar a história, estabelecendo andamentos, climas emocionais, ambientações dramáticas e pontuações cômicas. Além de óbvias habilidades técnicas, o artista conta com um enorme vocabulário de ferramentas de interpretação, num veloz ritual de criatividade, técnica e sensibilidade. Nos últimos anos, o CINEPIANO Tony Berchmans passou por diferentes espaços culturais e eventos pelo Brasil, além de apresentações especiais em Portugal, Inglaterra, Noruega, Itália e Romênia.

Sobre o filme

O CIRCO (1928) dir. Charles Chaplin
Primeiro Oscar de Melhor Filme da carreira de Charles Chaplin, O Circo é também o último filme mudo do célebre diretor. Chaplin teve a ideia para o filme ao imaginar a cena do clímax, na qual Carlitos caminha sobre uma corda bamba e é atacado por macacos – uma cena inspirada pelo trabalho de seu contemporâneo Harold Lloyd. Na trama, Carlitos é perseguido pela polícia e acaba dentro de um circo. Ao entrar no palco principal, suas tentativas de fugir da lei acabam agradando o público, o que faz o dono do local contratá-lo imediatamente como uma atração. Quando Carlitos se apaixona pela filha acrobata do dono e um novo pretendente surge para ela, ele começa a tornar-se competitivo.

Sobre Tony Berchmans

Pianista, compositor, produtor musical, e especialista no estudo da música de cinema, Tony Berchmans Canto também é autor do livro “A Música do Filme – Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema”. Desde 1992 atua no mercado de produção fonográfica, coordenando, compondo e produzindo som para rádio, tv, cinema e internet, em centenas de projetos.

Foi curador do “Música em Cena –1º Encontro Internacional de Música de Cinema”, realizado em Maio de 2007 no Rio de Janeiro. Este evento trouxe ao Brasil lendas da música de cinema como Ennio Morricone e Gustavo Santaolalla.

Professor de Pós-Graduação em Trilha Sonora para Cinema e TV, frequentemente participa de festivais e concertos de música de cinema nos EUA, Espanha, Bélgica e Brasil, profere palestras e ministra cursos e oficinas em instituições como PUC/SP, ESPM, FAAP, Anhembi-Morumbi, MIS-SP e SESC, e escreve sobre trilhas sonoras e sound design. Como seu projeto CINEPIANO Tony Berchmans já realizou mais de 80 espetáculos no Brasil e na Europa.

Comentários