Cultura

Publicado: Segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Centro histórico de Itu recebe 17ª edição do "Arte no Beco" no domingo

Atrações culturais e educativas para toda família!

Centro histórico de Itu recebe 17ª edição do "Arte no Beco" no domingo
Evento ocorre no Passeio Público Marcos Steiner Neto, o "Becão"

Neste domingo, dia 11 de novembro, o Centro Histórico de Itu recebe a 17ª edição do projeto “Arte no Beco”, que acontece no Passeio Público Marcos Steiner Neto, conhecido popularmente como "Becão". Nessa edição, o “Arte no Beco” contará com diversas atrações para toda a família: música, artes cênicas, artesanato, gastronomia, oficinas, entre outras. As atrações ocorrem das 11h às 16h, com entrada gratuita.

“O evento tem como objetivo incentivar a população ituana e turistas a valorizar o Patrimônio Urbano, representado pelo Beco, estimulando assim a preservação e ativação do espaço público, por meio de atividades culturais e educativas”, comenta Ana Sbrissa, coordenadora do Museu da Energia de Itu.

Durante o evento, o Museu da Energia de Itu estará aberto gratuitamente ao público com as exposições “História, Energia e Cotidiano”, “Fontes e Chafarizes” e Os ituanos e a chegada da luz”. A partir das 14h30, o Setor Educativo do Museu realizará a Oficina “Halloween ou Dia do Saci?”; se nos Estados Unidos comemora-se o Halloween com fantasias e lanternas de abóbora, aqui, com a ajuda de Pedrinho e o Tio Barnabé, os participantes embarcarão em uma aventura com as luminárias de vagalume, em busca das histórias do Saci Pererê. “E depois de descobrir uma pitadinha da nossa cultura popular, serão feitas luminárias de vagalume para "alumiarem" nossas próximas aventuras”, complementa Ana.

O projeto “Arte no Beco” é uma realização da Motirõ Cultural, com patrocínio da empresa Gas Natural Fenosa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo – ProAc ICMS, e tem o apoio da Fundação Energia e Saneamento, mantenedora do Museu da Energia de Itu.

Programação completa do evento: https://drive.google.com/file/d/1WUPqdjHgaI3habGeBPLHZb6HOyiX4j7k/view

Sobre o "Arte no Beco"

O "Arte no Beco" tem como missão sensibilizar a população sobre a importância do Centro Histórico de Itu e sua preservação como espaço público, além de reunir diferentes expressões artísticas. Realizado pela produtora Motirõ Cultural com apoio do Museu da Energia de Itu, é ponto de encontro de diversas faixas etárias com a diversidade cultural. Em suas 16 edições anteriores, reuniu mais de 12 mil pessoas, consolidando-se como um dos principais eventos culturais da cidade realizado pela iniciativa privada.
Em 2018, todas as edições do evento contam com o patrocínio da empresa Gas Natural Fenosa, através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo – ProAC ICMS.


Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

EMPRESAS MANTENEDORAS DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO
Sabesp, Cesp e Emae

Serviço:
ARTE NO BECO
Data: 11 de novembro de 2018 (Domingo)
Endereço: Rua Paula Souza, 669 - Centro, Itu/SP - Passeio Público Marcos Steiner Netto
Informações: (11) 4022-6832 ou pelo e-mail [email protected]
Entrada gratuita

Comentários