Cultura

Publicado: Sexta-feira, 20 de abril de 2018

Caderno "Galeria de Retratos dos Convencionais " é lançado online

Trabalho é de autoria da Dra. Anicleide Zequini.

Caderno "Galeria de Retratos dos Convencionais " é lançado online
Trabalho traz galeria dos participantes da Convenção de Itu em 18 de abril de 1873

Desde o dia 17 de abril, o Museu Republicano de Itu/USP está disponibilizando uma versão online do trabalho de autoria da Dra. Anicleide Zequini, intitulada "Galeria de Retratos dos Convencionais de 1873". O lançamento do caderno pedagógico para download ocorreu durante palestra da pesquisadora, realizada em comemoração aos 145 anos da Convenção. 

O trabalho de pesquisa é apresentado em duas partes: uma introdução, onde se procurou explicar, a partir de uma pesquisa documental, a dinâmica empreendida por Affonso de Taunay, como Diretor do Museu Paulista e Museu Republicano entre os anos de 1923-1946 para a formação de um dos primeiros projetos de exposição do Museu de Itu - a Galeria dos Convencionais.

Para tanto, Taunay primeiramente procurou encontrar as 133 fotografias (número daqueles que participaram da Convenção de 18 de abril de 1873) se valendo de publicações em jornais de grande circulação tanto de São Paulo como no Rio de Janeiro, de suas relações familiares e de amizade. Com as fotografias em mãos, encaminhava-as para os artistas como Tarsila do Amaral, Henrique Manzo, Henrique Távola, entre tantos outros, para que fossem, no dizer da época, "ampliassem a óleo" , ou seja as transformassem em retratos no suporte de óleo sobre tela.

Na segunda parte do trabalho, os 133 Convencionais são apresentados na forma de verbetes, contendo cada um deles os dados biográficos, a fotografia que serviu como matriz para os retratos e a reprodução dos retratos.

"Como observação, considero este trabalho em processo contínuo de produção, um instrumento de pesquisa: mediador de conhecimento entre a pesquisa e os pesquisadores", explica Dra. Anicleide.

Versão online: https://drive.google.com/file/d/1_eDM6M6ZF3cde1rTsA5r4mO-7Zvat_pX/view

E também na página do Museu Paulista: www.mp.usp.br

Comentários