Cultura

Publicado: Terça-feira, 6 de agosto de 2019

Acadil promove encontro sobre Linguajar Regional no sábado

Convidado pesquisa famílias antigas de Itu.

No sábado, 10 de agosto, a partir das 11h, a Academia Ituana de Letras (Acadil) promoverá uma um encontro cultural, desta vez discutindo linguajar regional. O evento é aberto ao público e gratuito e terá lugar no Museu da Energia.

A comunicação “Caipirês, uma língua de respeito” será feita pelo pesquisador Leonardo Silveira. Seu levantamento de fontes sobre a família Silveira, em Itu, resultou no projeto de pesquisa “Pai rico, filho nobre, neto pobre: modo de vida e sistema sucessório de uma família paulista” que desenvolve junto ao Ceunsp, onde é aluno do curso de História. A pesquisa foi recentemente apresentada na UNICAMP.

Leonardo Silveira é ituano. Cresceu entre a cidade e o campo, onde passou uma infância privilegiada no sítio da família, no bairro do Varejão (Itu). Em 2015 publicou seu primeiro livro “Contos de Roça e Sertão”, pela editora Giostri, reunindo causos recolhidos nas histórias de sua antiga família ituana.

Ao longo da pesquisa tem observado o linguajar local, seja nas entrevistas com moradores de bairros rurais, seja em documentos que revelam, além dos costumes caipiras, características muito particulares do falar de Itu.

A Academia Ituana de Letras (ACADIL) é uma associação de escritores fundada em 1992, composta de 40 Cadeiras, cujos patronos foram figuras de destaque na literatura local e regional. Os 32 membros atuais se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e Literatura em geral. 

Serviço:
Sessão Aberta da Acadil
Dia 10 de agosto de 2019, às 11h
Museu da Energia de Itu
Rua Paula Souza, 669, Centro - Itu/SP  

Comentários