Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 19 de março de 2018

Semana Santa tem tradicionais celebrações católicas em Itu

Momentos de meditação, fé e tradição!

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Semana Santa tem tradicionais celebrações católicas em Itu
Cerimônia de Ofício de Trevas na Igreja do Carmo integra programação

Na sexta-feira, dia 23 de março, têm início as celebrações da Semana Santa e Páscoa na mais antiga paróquia de Itu, a de Nossa Senhora Candelária de Itu. Algumas cerimônias são realizadas ali desde o século XVII. São belas demonstrações de fé unidas a um patrimônio religioso extraordinário, que se revela através de tocantes imagens religiosas, música sacra e procissões, que formam um importante momento de recolhimento e meditação para atingir a alegria da ressurreição de Jesus.

As Igreja Matriz, Bom Jesus e o Convento do Carmo concentram as mais tradicionais celebrações, com a participação das Irmandades, Ordem Terceira, as Bandas do Carmo e União dos Artistas, Coral Vozes de Itu e Schola Cantorum de Itu. A Secretaria Municipal de Cultura, o Museu da Música e o Instituto Cultural de Itu apoiam as tradicionais celebrações, como importante patrimônio da cultura imaterial paulista.

As cerimônias que contam com música tradicional são:

23 de março 2018, sexta-feira, 19h, na Igreja Matriz - Depósito de N. Sra. das Dores e Solene Via Sacra
A cerimônia, conduzida pelo Pároco, Padre José Donizete do Carmo, é a contemplação das 14 estações da Via Sacra, que recordam os dolorosos momentos em que Jesus caminhou até a crucificação e morte na Cruz, com especial devoção à Virgem Maria. A Schola Cantorum e o Coral Vozes de Itu participam cantando os Motetes para a Procissão de Passos, de José Mariano da Costa Lobo (1880).

24 de março 2018, sábado, 19h30, na Igreja do Carmo, Solene Ofício de Trevas
A cerimônia, conduzida pelo Prior do Carmo, Frei Antonio Bento, é a recitação solene do Ofício de Matinas de Laudes da Quarta-Feira Santa. Os salmos, as antífonas e leituras são entoados em Canto Gregoriano pela Schola Cantorum de Itu e Congregados Marianos e pela própria comunidade. Os responsórios, compostos em Itu em 1872 pelo Maestro Elias Álvares Lobo serão entoados pelo Coral Vozes de Itu e solistas. Através de um grande candelabro (tenebrário), com quinze velas, se pode acompanhar o desenrolar da cerimônia. A cada salmo uma delas é apagada. A igreja fica a meia luz, contribuindo para o clima de recolhimento e meditação

25 de março 2018, domingo, 19h - Procissão de Passos
A solenidade, promovida pela Ordem Terceira do Carmo e Congregação Mariana, é conduzida pelo Prior do Carmo que leva a relíquia da Cruz (Santo Lenho) em todo o percurso. Trata-se de uma Via Sacra solene composta de sete estações (passos). A contemplação dos sete Passos é feita, desde o século XVIII em casas de família, na região central da cidade. A procissão do Senhor dos Passos sairá da Igreja do Carmo e da Senhora das Dores da Igreja Matriz, esta conduzida pelo Pároco Padre José Donizete do Carmo. O encontro se dará na Igreja do Bom Jesus. O primeiro Passo será armado na residência da Família Bispo, o segundo na residência da Família Xavier de Oliveira, o terceiro na Igreja do Bom Jesus, onde haverá o Sermão do Encontro pelo Padre Francisco Caseiro Rossi. O quarto Passo será no Museu da Música – Itu, o quinto na residência da Família Sousa, o sexto no Convento no Carmo e o sétimo na Igreja do Carmo, onde haverá o Sermão do Calvário pelo Frei Antonio Bento. Em cada Passo canta a Verônica, a melodia composta pelo Padre Jesuíno do Monte Carmelo e o Coral Vozes de Itu e a Schola Cantorum, acompanhados de pequena orquestra, cantam os Motetes dos Passos, do Maestro José Mariano da Costa Lobo. As belíssimas imagens foram esculpidas por Pedro da Cunha no Rio de Janeiro, no século XVIII. Em alguns Passos ainda se conservam os quadros pintados pela artista italiana Lavinia Cereda. A Corporação Musical União dos Artistas executará, no caminho, as Marchas do Senhor dos Passos, compostas por João Narciso do Amaral.

30 de março 2018, sexta-feira santa, 10h, na Igreja do Bom Jesus - Sermão das Sete Palavras
A cerimônia é realizada na Igreja do Bom Jesus desde 1868. Diante do Calvário, um grande cenário lembrando a crucificação de Jesus, o Padre Adriano Francisco da Silva contemplará as sete últimas frases ditas por Jesus, já pregado à Cruz. A cada reflexão o Coral Vozes de Itu canta um motete específico, obra do maestro Elias Álvares Lobo (1867), de Rosati e Massana. Ao final, um tocante cortejo conduz a imagem do Senhor Morto, enquanto se canta o hino medieval Vexila Regis, que recorda a morte como algo efêmero diante da ressurreição.

30 março 2018, sexta-feira santa, 15h, na Igreja Matriz de N. Sra. Candelária - Adoração da Cruz
A cerimônia oficial da Igreja Católica, celebrada no mundo inteiro exatamente na hora em que se lembra a morte de Jesus. É um ritual discreto e conta com diversas músicas de Tristão Mariano da Costa (1876), compostas para a nossa matriz. É a meditação maior sobre os momentos da morte de Jesus. Participam o Coral Vozes de Itu e Schola Cantorum. Não há missa. Distribui-se a comunhão ao som dos Motetes de Passos de José Mariano. No final, todo o povo participa da adoração da Cruz. A celebração é conduzida pelo Padre José Donizete do Carmo, Pároco.

30 março 2018, sexta-feira santa, 19h30 - Procissão do Enterro
Na noite de Sexta-feira Santa, o povo se reúne na Igreja Matriz. Antes de sair a Procissão do Enterro de Jesus, o Coro do Bom Jesus canta o Stabat Mater, antigo hino medieval musicado em 1842 pelo ituano Miguel Dutra. Em seguida sai a comovente procissão, em que a imagem do Senhor Morto é conduzida pelas ruas centrais, acompanhada pelas irmandades, banda de música e Coro. A cada parada a Verônica canta seu hino próprio, música do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, e se cantam os motetes do Maestro Elias Lobo.

31 março 2018, sábado, 9h, na Igreja do Bom Jesus - Ofício de Matinas de Sábado Santo
Muito parecido com o Ofício de Trevas, nesta cerimônia a Schola Cantorum recita salmos, antífonas e responsórios, próprios em Canto Gregoriano, enquanto os professores do grupo cantam os responsórios compostos por José Tescari em Itu, em 1912. O ofício divino das matinas do próprio sábado é cantado diante do Calvário, do Senhor Morto. É um momento especial de meditação.

No domingo de Páscoa, às 6h. sai da Igreja Matriz a Procissão da Ressurreição e são celebradas as missas de preceito nas diversas igrejas da cidade em horários já conhecidos.  

Comentários