Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 6 de março de 2017

Novos soldados são incorporados ao serviço militar em Itu

Cerimônia de formatura reuniu familiares e amigos dos jovens.

Crédito: Divulgação/2º GAC L - Regimento Deodoro Novos soldados são incorporados ao serviço militar em Itu
Jovens cruzam, pela primeira vez, o Portão das Armas do Regimento Deodoro

No dia 3 de março, jovens das cidades de Itu, Salto e Indaiatuba iniciaram uma etapa marcante em suas vidas. Eles foram incorporados às fileiras do Exército Brasileiro, onde prestarão o serviço militar inicial no 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve – Regimento Deodoro.

Nem a forte chuva foi capaz de atrapalhar a entusiasmada participação dos familiares e amigos que, em grande número, prestigiaram a formatura de incorporação dos novos soldados. Neste ano, após passarem por um intenso processo de seleção física, psicológica e intelectual, 244 jovens cruzaram pela primeira vez o Portão das Armas do Regimento Deodoro, marcando o seu ingresso na caserna.

Durante a formatura, o comandante do 2º GAC L, Tenente Coronel Erb Lyra Leal cumprimentou e deu as boas vindas aos novos integrantes da Força-Terrestre. O Comandante agradeceu o apoio dos familiares e solicitou que continuem a incentivar os seus filhos, que farão parte de uma das mais respeitadas instituições brasileiras. “O seu filho fará parte da história. Passará a envergar, orgulhoso, o uniforme do invicto Exército de Caxias. O seu trabalho reforçará a imagem do Exército Brasileiro como instituição de maior índice de credibilidade perante a sociedade brasileira. Marcharemos sempre ombro a ombro, juntos e coesos, buscando incansavelmente honrar aqueles que, ao longo dos 99 anos de existência do Regimento Deodoro, fizeram desta uma das organizações militares de maior destaque no cenário nacional.”

O serviço militar inicial obrigatório é regido pela Constituição Brasileira. Todos os anos, jovens que completam 18 anos devem se alistar na junta de serviço militar mais próxima. Neste ano, a estimativa é que mais de 100 mil soldados sejam incorporados para o serviço militar inicial nas Forças Armadas. Na macrorregião de Sorocaba, 91.581 jovens se alistaram em 2016. No corrente ano, 95% do efetivo de soldados incorporados no Regimento Deodoro é composto por voluntários.

Comentários