Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 18 de setembro de 2018

Irmãs de São José e Cecília Bispo são lembradas em Itu

Celebração reúne Acadil, Igreja do Patrocínio e Museu da Música

Irmãs de São José e Cecília Bispo são lembradas em Itu
Imagem da capa do livro que será lançado na cidade

A Academia Ituana de Letras (Acadil) e o Museu da Música – Itu se juntam à comunidade das Irmãs de São José para celebrar os 160 anos da chegada das religiosas da França a Itu, onde estabeleceram o Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, que funcionou por mais de cem anos. Na mesma ocasião celebram o centenário de nascimento da Profa. Maria Cecília Bispo Brunetti (1918 – 1992), patrona da Cadeira nº 21 da Acadil.

O Colégio Patrocínio foi dirigido por sessenta anos pela Madre Maria Theodora Voiron e colaborou na formação de milhares de jovens de Itu e região, em regimes de internato e externato. Foi o primeiro colégio católico feminino no Brasil e o responsável pela fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio, pioneira do ensino superior na região, há sessenta anos.

Dentre as alunas do colégio, destacou-se Maria Cecília Bispo, que posteriormente se formou em Filosofia e História no Instituto Sedes Sapientiae, dedicando-se à defesa de postulados políticos e religiosos que a fizeram assumir liderança cultural em Itu, entre as décadas de 1940 e 1970 em Itu. Irmã do Prof. João dos Santos Bispo, Maria Cecília notabilizou-se através de discursos em eventos e artigos na imprensa, sob o pseudônimo Macebis. Atuou ativamente nas causas de beatificação de Madre Maria Theodora e de Padre Bento Dias Pacheco.

Durante as celebrações do centenário de fundação do Colégio Patrocínio (1958), ela manteve um programa na extinta Rádio Cacique, por meio do qual narrou a história do educandário e as festividades realizadas, ao longo de um ano e meio.

Um livro, reunindo esses originais, conservados no acervo do Museu da Música – Itu será lançado, com o título “Centenário do Patrocínio”, cuja venda será revertida à manutenção do Centro Educacional Madre Theodora, que acolhe crianças de baixa renda.

Escrito com elegância e vocabulário extraordinários, o livro também reúne passagens da história do colégio, além do primeiro anúncio público da criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio.

Segue a programação das festividades:

Dia 29 de setembro, sábado, no Colégio Patrocínio
16h. Missa em ação de graças, celebrada pelo Padre José Ignácio Sonsini
17h. Sessão solene da Academia Ituana de Letras em homenagem aos 160 anos da chegada das Irmãs de São José a Itu e centenário de nascimento da Profa. Maria Cecília Bispo Brunetti.
18h. Chá comemorativo com adesão pelo e-mail [email protected]

Dia 30 de setembro, domingo, no Museu da Música
10h30. Abertura da mostra “Cecília Bispo: do acervo pessoal à memória social”
Diálogos com os Profº. Luís Roberto de Francisco e Marco Rafael Ribeiro.

Comentários