Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 13 de junho de 2019

Estudioso do Holocausto toma posse na Acadil nesse sábado

Marcio Pitliuk ocupará cadeira de Dr. Benedito L. de Campos

Crédito: Divulgação Estudioso do Holocausto toma posse na Acadil nesse sábado
Escritor Marcio Pitliuk

No próximo sábado, dia 15 de junho, tomará posse como membro da Academia Ituana de Letras (Acadil) o escritor Marcio Pitliuk, um dos maiores especialistas brasileiros no Holocausto dos judeus. A cerimônia será realizada no Museu da Energia de Itu (Rua Paula Souza, 669), às 19h30. A sessão solene é aberta ao público.

Atuante no meio intelectual como teatrólogo, cineasta e palestrante, Marcio realizou dois longas-metragens e três curtas-metragens sobre o tema, com destaque para “Marcha da Vida” e “Sobrevivi ao Holocausto”. É um dos curadores do Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto (em São Paulo). Publicou catorze livros, com destaque para “Iidiche Mamma Mia” (Ed. Globo, 1996), “O homem que venceu Hitler” (Ed. Guttemberg, 2012) e “Marcha da Vida” (Ed. PitCult, 2009). É o representante brasileiro no Yad Vashem, maior museu do Holocausto no mundo, sediado em Jerusalém. Atualmente vive em Itu.

Eleito em 23 de fevereiro para a Cadeira nº 04, o escritor fará o elogio ao seu patrono, o Dr. Benedito Lázaro de Campos, e aos primeiros ocupantes, acadêmicos João Antonio Motta Navarro e Silvia Virginia Czapski.

Na ocasião a Academia Ituana de Letras fará também o lançamento do livro “Obra Poética”, reunião inédita de escritos do Dr. Benedito Lázaro, escritor que atuou de maneira sensível na vida educacional e cultural de Itu. Os textos, preservados pelo seu filho Dr. Sérgio de Campos, foram editados pela ACADIL e serão lançados pelo selo Foxtablet. O apoio cultural vem da Senpar Terras de São José.

No mesmo evento será prestada ainda homenagem póstuma à acadêmica Maria de Lourdes Figueiredo Sioli, fundadora da Acadil, que faleceu no dia 24 de maio.

A Academia Ituana de Letras é uma associação de escritores fundada em 1992, que conta com trinta e dois membros que se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e Literatura em geral. 

Comentários