Bem estar

Publicado: Segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Emagreça com saúde! Confira dicas para seu bem estar em 2014

Profissionais indicam exercícios e alertam para os riscos.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Emagreça com saúde! Confira dicas para seu bem estar em 2014
Os exercícios aeróbicos, que proporcionam o aumento do consumo de oxigênio pelo organismo, são indicados para o emagrecimento

Por André Roedel

O verão está chegando e com ele a preocupação de homens e mulheres com o corpo. Como esta época do ano é repleta de viagens, praia e festejos, ninguém quer fazer feio na hora de colocar o biquíni ou a sunga, por exemplo. Com isso, após o fim do inverno as academias começam a receber mais alunos em busca do “corpo perfeito” – inclusive alguns que querem emagrecer a todo custo, muitas vezes sem se importar com a saúde.

É aí que reside o grande problema. Na ânsia de definir o corpo e perder os quilos conquistados em um grande período sem exercícios físicos, muitos optam por treinos sem o devido acompanhamento e apelam para dietas milagrosas. O resultado dessa combinação é, muitas vezes, devastador com a saúde da pessoa. Por isso é importante que se procure orientação de profissionais que tenham capacitação na área.

O educador físico é recomendado nestes casos, pois é ele quem indica ao aluno a carga de exercícios que o mesmo suporta e quais os mais indicados para o emagrecimento saudável, por exemplo. Pensando nisso, academias de Itu como o CAT - Centro de Avaliação e Treinamento, CTE7 - Centro de Treinamento e Esporte, Fama Fitness e Summer Fitness apostam na excelência de seus professores e no acompanhamento.

Leia mais
>> Especialista em Treinamento do CAT dá dicas de emagrecimento
>> Com grande estrutura, CTE7 é opção pra quem busca treinamento
>> 'Não há queima de gordura rápida', afirma professor da Fama Fitness
>> Summer Fitness aposta em sistema periodizado e ambiente agradável

Trabalho em longo prazo

Os profissionais das quatro academias citadas são unânimes: emagrecer leva tempo, não acontece de uma hora pra outra. É claro que existem pessoas com mais facilidade de perder peso (assim como há aquelas que têm mais dificuldade), mas no geral é um trabalho que precisa ser pensado em longo prazo, aliando hábitos saudáveis e comprometimento na rotina de treinos.

“Eu recomendo que tenha um trabalho aeróbico, pensando na parte da saúde, desenvolvimento das capacidades respiratórias, cardíaca etc. Isso vai ajudar a emagrecer? Vai, mas é em longo prazo”, explica Juliana Bellani, bacharel em Esporte e especializada em Treinamento pela USP, profissional do CAT, que associa esse tipo de exercício à musculação e pilates para reforçar articulações e musculatura.

Para Lineu Leite, personal trainer do CTE7 e graduado pela Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba (FEFISO), o emagrecimento é conquistado com a combinação de treino, dieta alimentar e tempo. “Em nenhum trabalho você atinge resultados imediatos. Então você primeiro adapta o aluno e após isso vem a evolução do treino”, comenta o profissional.

“Não há queima de gordura rápida. Existe um trabalho em longo prazo e correto”, afirma José Adilson Nunes, também graduado pela FEFISO e professor da Fama Fitness Academia. Para ele, o correto seria perder até dois quilos por mês e isso só é conquistado com mudanças de hábitos alimentares e físicos.

Musculação como aliada

A musculação também é indicada para o emagrecimento, informa Renato Michetti, professor da Summer Fitness Academia e também graduado pela faculdade sorocabana. Muitos alunos acabam desistindo de frequentar a academia por não ver o peso na balança diminuir ou, em alguns casos, até aumentar. Porém, isso só indica que o mesmo está queimando gordura e ganhando a chamada “massa magra”.

“O aluno tem que fazer musculação, ele tem que ganhar massa muscular e entender que o que ele está pesando não significa que está gordo”, comenta. Michetti complementa dizendo que a combinação das atividades aeróbicas (como a esteira) e anaeróbicas (no caso a musculação), resulta no emagrecimento.

Cuidado com os excessos

Tudo em excesso na vida é prejudicial, até mesmo musculação e exercícios físicos. Os profissionais alertam para que o treinamento seja regulado de acordo com a resposta de cada aluno, para evitar uma carga desproporcional sobre ele. O exagero nos treinos pode até resultar em novos problemas, como lesões musculares ou, em casos extremos, chegar à vigorexia, que ocorre quando o desejo por um corpo musculoso se torna uma obsessão.

“O que a gente fala para o aluno é: ‘venha atrás da saúde, a estética vai te acompanhar’”, comenta Michetti. Muitos dos casos de vigorexia acontecem por conta de uma disputa nada saudável entre alunos, que querem ter corpos mais definidos e musculosos. Para acabar com essa mentalidade, além dos conselhos dos professores, as academias também apostam em bons ambientes.

Ambiente agradável

Muitas são as desculpas para não se matricular em uma academia. A falta de tempo é uma delas, assim como a falta de disposição. Mas uma das principais justificativas usadas pelas pessoas é a falta de companhia para treinar. É intrínseco da sociedade o sentimento de grupo, por isso os ambientes precisam ser receptivos inclusive àqueles que vão malhar sozinhos.

“A referência que eu tenho é que é um ambiente extremamente familiar. A gente se sente muito à vontade”, conta a fisioterapeuta Claudia Nucini, aluna do CTE7. O ambiente também pesou na escolha da médica veterinária Ana Luiza Alonso de Oliveira pela Summer Fitness. “Aqui é muito tranquilo, eles (professores) dão 100% de atenção”, comenta.

No CAT, que possui um público mais adulto, a receptividade também é um dos pontos principais e os alunos se sentem bem à vontade.

Emagreça com saúde! Confira dicas para seu bem estar em 2014

Deixe a preguiça de lado
Pra que ir à padaria da esquina de carro? Nada disso! Deixe seu veículo na garagem e caminhe. O mesmo vale para ir ao trabalho ou outros locais. A bicicleta também é uma grande aliada, além de ser uma excelente forma de recreação. Você vai ganhar qualidade de vida e ainda economizar com o combustível ou com a passagem de ônibus.

Emagreça com saúde! Confira dicas para seu bem estar em 2014

Alimente-se de forma saudável
Alimentos gordurosos são prejudiciais à saúde e devem ser evitados. Opte por acrescentar no seu dia a dia alimentos mais saudáveis, como legumes e verduras. O correto é que a alimentação seja regular e sem exageros. Outro cuidado é com os suplementos alimentares, que devem ser consumidos com indicação de nutricionista.

Emagreça com saúde! Confira dicas para seu bem estar em 2014

Procure profissionais qualificados
Existem muitas fórmulas e receitas mágicas pela internet, prometendo o tão sonhado “corpo perfeito” ou a eliminação rápida de gordura, mas isso não existe. O certo é você procurar um nutricionista para que ele receite uma dieta compatível com seu metabolismo e também procurar academias idôneas para realizar um treinamento correto na busca pela medida certa.

Emagreça com saúde! Confira dicas para seu bem estar em 2014

Tenha força de vontade
Muitos não acreditam no poder que a determinação e a perseverança têm na hora de emagrecer, mas elas são grandes aliadas. Quem busca perder peso e melhorar o condicionamento físico precisa perseverar – e isso significa mudar hábitos, manter uma rotina saudável e acreditar que é possível, sem desistir por não conseguir os objetivos rapidamente. Afinal, se você mesmo não crê que pode quem acreditará?

Comentários