Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 3 de março de 2017

Chocolate: Arte, Ciência e Paixão

Tudo o que você queria saber sobre essa delícia e muito mais!

Crédito: Alan Dubner/Itu.com.br Chocolate: Arte, Ciência e Paixão
Chocolates diversificados no Salon du Chocolat, em Paris

O Chocolate já foi uma bebida dos Deuses, iguarias de reis e rainhas, regalo dos nobres até se transformar no "doce" mais popular do mundo. Mas afinal, o que é o Chocolate?

Parece uma pergunta fácil que qualquer um pode responder. A questão é que existem muitas facetas para entender do que estamos falando quando usamos a palavra chocolate. Legalmente a Anvisa exige que contenha no mínimo 25% de sólidos totais de cacau para ser chamado de chocolate. Antes de 2005, eram necessários no mínimo 32% e proibia qualquer adição de "gordura e óleos estranhos" ao chocolate. A liberação dessas gorduras e óleos estranhos geraram uma proliferação de gorduras nos produtos que fazem com que uma boa parte dos que legalmente são chamados de chocolate, estejam distantes de serem considerados "verdadeiros" por quem aprecia o chocolate. Fora as denúncias de que a falta de fiscalização permite que alguns fabricantes coloquem muito menos cacau, gorduras estranhas e continuam se intitulando chocolates!

Marco Lessa, produtor de cacau, presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (BA) e organizador da Feira de Chocolate afirma: "O que o brasileiro encontra nas prateleiras de supermercados, vendido como chocolate, é apenas doce, não chocolate! Estimo que um terço dos chocolates estejam nessa situação. Esses não devem ter nem 5% de cacau." Portanto precisamos primeiro definir o que é Chocolate e como fazer para reconhecê-lo.

Na saúde o Chocolate já foi vilão, herói, remédio, terapia, produto de beleza e até mesmo alívio para a TPM. Hoje ocupa um espaço consolidado no bem estar e saúde física e emocional. Portanto a pergunta - chocolate faz bem ou faz mal? - não pode ser respondida tão rapidamente. É preciso levar em conta todas as possibilidades disponíveis.

A partir de hoje iniciamos uma série que vai mergulhar no doce e amargo sabor do Chocolate. Em março vamos trazer a visita que fizemos ao Salon du Chocolat em Paris; a conversa com o casal Luiz e Valeria Mattos que venderam o negócio de sucesso que criaram, o Vila Chocolat, para abrir uma fabrica de chocolates nos EUA, estaremos com Fernando Hacker e a incrível jornada da Fazenda do Chocolate para produzir um chocolate de alta qualidade e finalizaremos o mês mergulhando no campo da saúde numa conversa com a Dra Vania Assaly uma das principais expoentes do Life Style Medicine (Medicina do Estilo de Vida).

Mandem suas sugestões e questões para o [email protected]

Participe do sorteio deste mês e concorra a uma cesta da Fazenda do Chocolate: https://goo.gl/2QZYlt

Comentários