Bem estar

Publicado: Segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Centro de Cultura Chinesa oferece curso de Baguazhang

Praticantes desta arte andam como que ao redor de um círculo

Centro de Cultura Chinesa oferece curso de Baguazhang
Os deslocamentos em torno do círculo se configuram em uma estratégia de combate que procura evitar um confronto direto

O Baguazhang foi criado por Dong Haichuan no começo do século XIX. “Ele provavelmente aprendeu esta arte marcial com os mestres taoístas e budistas nas montanhas da China rural”, conta o mestre Peterson Menezes, proprietário da Centro de Cultura Chinesa.

Os arquivos sugerem uma síntese de várias artes marciais pré-existentes ensinadas e praticadas na região em que ele vivia, combinadas à prática taoísta de andar em círculos. Dong Haichuan ensinou por muitos anos em Beijing, recebendo posteriormente apoio da corte Imperial.

A prática de andar em círculos é uma das características fundamentais do treinamento de base e de movimentação do baguazhang.

Os praticantes desta arte andam como que ao redor de um círculo, mantêm sua base baixa, o olhar dirigido para o centro do círculo. Periodicamente mudam a direção do movimento enquanto executam as formas características de cada "palma".

Os deslocamentos em torno do círculo se configuram em uma estratégia de combate que procura evitar um confronto direto de força bruta com o adversário ao escapar pelos lados ou pelas suas costas.

Os aspectos internos do treinamento de baguazhang são parecidos com os do hsing-i chuan e do tai chi chuan, artes marciais chinesas com a mesma fundamentação nos princípios do taoísmo.

Existem diversos estilos de baguazhang que têm em comum uma série de princípios básicos resumidos. O Centro de Cultura Chinesa, em Itu, segue a versão de Hong Kong chamada “fuzheng zhong” derivada de kaolong (9 dragões) advinda da província de Sichuan. “Mestre Wong teria aprendido com seu tio materno, que veio desta região”, conta Menezes.

O Centro de Cultura Chinesa está localizado na rua Acre, 27 - bairro Brasil – Itu. Mais informações pelos telefones (11) 4022-1040 ou 9514-1225, ou pelo e-mail [email protected].

Leia mais: www.culturachinesa.net

Comentários