Entretenimento

Publicado: Quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Yara Produções Artísticas inaugura novo espaço no Bairro Brasil

Evento repleto de magia marca nova fase do espaço artístico.

No dia 28 de janeiro (sábado), das 19h às 22h, a cidade de Itu recebe um evento especial para a inauguração da nova casa do Espaço Cultural Yara Produções Artísticas. Fundado em 2012 e chamado carinhosamente apenas de Yara por amigos e alunos, o espaço se destaca no cenário cultural da região. Mesmo assim, mais do que oferecer aulas de teatro, música, canto e dança, a escola tornou-se um espaço voltado à realização dos sonhos. As inscrições para as aulas de 2017 já estão abertas.

Segundo Yara Napoli, fundadora do espaço cultural, desde o princípio o objetivo do projeto era oferecer a alunos bolsistas a oportunidade dar vazão aos seus talentos. “Além de permitir a criação de um mundo de sonho e magia, o teatro e as outras manifestações artísticas também funcionam como catalisadores dos sonhos que cada um carrega consigo”, declara.

Coquetel de inauguração: portal para um mundo mágico

A festa de inauguração do novo espaço promete um verdadeiro tour por ambientes e sensações que levarão todos os presentes a um verdadeiro retorno à infância, por meio de diferentes vitrines para os mais diversos temas e expressões artísticas que englobam o trabalho do Espaço Cultural Yara Produções Artísticas. “Todos os convidados serão guiados para um trajeto pelas salas da nova casa”, explica Yara Napoli. Cada um dos ambientes terá uma ambientação específica, com diferentes personagens, apresentações elementos que prometem encantar a todos os sentidos.

O coquetel será rotativo e permitirá que as pessoas permaneçam pelo tempo que quiserem. “Nosso espaço cultural é para todos que possuem braços e mentes abertos, e por isso queremos dividir este momento de felicidade com nossos amigos, alunos e todos os interessados”, conta Yara.

O Espaço Cultural Yara Produções Artísticas fica na Rua Piauí, 302, no Bairro Brasil em Itu. Além de ser próximo à Rodoviária da cidade, possui fácil acesso com estacionamento em frente. As matrículas estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (11) 2715-1222 ou pelo e-mail [email protected]. As aulas começam no dia 1º de fevereiro.

Sobre a Yara Produções:

Espaço cultural criado em 2012, surgiu a partir de um projeto para a Prefeitura da Estância Turística de Itu, e passou a atender o nicho de festas e eventos, realizando peças teatrais e animando festas com recepcionistas e personagens infantis, graças ao trabalho da fundadora Yara Napoli, formada pela Escola Teatro Macunaíma, em São Paulo.

Em 2013, a iniciativa entrou para o mundo dos contos de fadas, investindo em figurinos e adereços para a os personagens. Foi quando surgiu a necessidade de encontrar um espaço adequado para manter todos os itens e atender os clientes. Inicialmente, era apenas uma esquina no centro de Itu, que rapidamente se tornou a “Esquina das Artes”. A ideia de oferecer aulas foi natural: como o objetivo sempre foi dar oportunidade a alunos talentosos que não possuem condições financeiras, ficou decidido que 10% das vagas seriam destinadas a bolsistas.

No dia 1º de abril de 2014, a escola começou seu primeiro mês de aulas, com apenas 11 alunos matriculados em turmas de violino, teatro infantil e teatro adolescente. Os atrasos nas obras impediram até mesmo uma festa de inauguração, mas os eventos a seguir viriam a cunhar o espaço como um ambiente de celebração e união: aulas de maquiagem e mágica, exibição de filmes, apresentações de peças e shows, e até mesmo reuniões para ver os jogos da Copa do Mundo estiveram entre os eventos realizados no local.

Em 5 de setembro de 2014, ocorreu o primeiro espetáculo ensaiado e apresentado pela Yara Produções Artísticas. A peça “As Sete Artes por Almeida Júnior”, que encena vida e obra do pintor ituano, reuniu grande público e conquistou de vez a audiência. Os números atuais demonstram o crescimento da Yara a partir de então: atualmente são mais de 100 alunos, além das oficinas e cursos de curta duração que acontecem ao longo do ano e somam 30 a 40 alunos anualmente. Os números de figurinos, adereços e instrumentos foram multiplicados por quatro, cerca de 100 pessoas trabalham direta ou indiretamente para o Espaço Cultural, e o Yara Café conquistou o público com seus Milk Shakes personalizados para cada personagem dos contos infantis.

Mais importante que os números, valores e datas, são as vidas transformadas pela arte. Ao longo desse período, alunos e ex-alunos conseguiram encontrar no teatro, na música e na dança uma forma de enxergar a vida com mais plenitude, descobrindo uma forma de autoconhecimento que passa pelo mundo

Serviço:
Coquetel de Inauguração: Espaço Cultural Yara Produções Artísticas
Local: Rua Piauí, 302, Bairro Brasil, Itu.
Data: 28 de janeiro
Horário: 19h às 22h

Matrículas abertas:
Contato: (11) 2715-1222
Início das aulas: 1º de fevereiro

Comentários