Educação

Publicado: Quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Web do Bem: cartas para a paz

Será que você receberá e enviará uma garrafa da paz?

Web do Bem: cartas para a paz
35 Cartas para a Paz serão redigidas por mensageiros convidados pela Fundação Arte de Educar Cogente e publicadas no livro Cartas para a Paz

por Deborah Dubner

Em clima fraterno e natalino, a Web do Bem recomenda neste final de ano ficar por dentro do projeto Cartas para a Paz, criado pela Fundação Arte de Educar Cogente, com o objetivo de disseminar ideias, desejos e informações com base em pensamentos, sentimentos e ações voltadas para a Educação da Cultura de Paz no planeta.

35 Cartas para a Paz serão redigidas por mensageiros convidados pela Fundação Arte de Educar Cogente e publicadas no livro “CARTAS PARA A PAZ”. Além dessa publicação, cada uma destas cartas será disponibilizada em garrafas-mensagens que serão lançadas no mundo, para que um maior número possível de pessoas possa ter acesso ao seu conteúdo.

Cada pessoa que receber uma das 35 Garrafas da Paz acessará, por meio da carta guardada em seu interior, as principais ideias do mensageiro da paz que a escreveu. Receberá também a tarefa de presentear outra pessoa com a garrafa, dando continuidade à divulgação da Cultura de Paz.

“É assim que esperamos sensibilizar o leitor para o engajamento ou o fortalecimento de suas ações nesta direção. O contato com experiências vividas por antepassados distantes, como era o caso das garrafas que percorriam os mares com mensagens, nos remetem a valorizar o sentido-significado dos processos. Desde a infância, ouvimos muitas histórias sobre mensagens lançadas ao mar dentro de garrafas. Algumas são fictícias, outras verdadeiras. E por trás de todas as histórias, há o fato de que o ser humano tenta, de várias maneiras e há muitos anos, se comunicar com o universo que está além de seus limites. Este projeto tem a proposta de ultrapassar tais fronteiras, para expandir em uma nobre intenção o novo paradigma da Cultura de Paz no planeta.”, explica Livia Araujo, organizadora do projeto.

A Garrafa da Paz conterá a mensagem nos idiomas português e inglês, com instruções para que o leitor registre os caminhos das cartas no site Cartas para a Paz.

A quem se destina as cartas

O destinatário das cartas é a população de todo o planeta Terra – todos os continentes e seus 7 bilhões de habitantes – com a intenção de sensibilizá-los em prol da construção de uma Cultura de Paz.

Mensageiros da Paz

Os 35 MENSAGEIROS DA PAZ indicados pela Fundação Arte de Educar Cogente são pessoas referência no desenvolvimento de ações de cultura de paz. Por meio do livro, eles compartilharão com o mundo o seu desejo e motivação e serão inspiradores da humanidade para o fortalecimento deste novo paradigma no planeta.

Sobre a Fundação Arte de Educar Cogente

Premiada em 2010, com o selo “Certificado de Mérito Comunitário”, do Programa Mesa Brasil do Sesc/Pará, a Fundação Arte de Educar Cogente, atende crianças de 2 a 6 anos de idade em situação de risco social, na região norte do país, com apoio da Pedagogia Waldorf. Atuando na cidade de Ananindeua desde 2009, a Fundação Arte de Educar Cogente é a mantenedora da Creche Casulo, em Ananindeua, onde são atendidas mais de 70 crianças e suas famílias, gratuitamente.

Criada há dois anos, no bairro do Icuí Guajará em Ananindeua, a Creche Casulo surgiu a partir das pesquisas realizadas pela Fundação, que perceberam o alto risco social das crianças desta comunidade. Fundamentada na Pedagogia Waldorf, a Creche Casulo é o principal projeto da Fundação Arte de Educar Cogente, e considera que a criança, nos primeiros anos de vida, absorve inconscientemente, todos os aspectos, caráter e os sentimentos do ambiente ao seu redor. Com esta premissa, na Creche Casulo todas as atividades são um cultivo da vida real, buscando a interação do sentir, pensar e agir. Com este trabalho, a Creche Casulo forma cidadãos de transformação da cultura e promotores da paz.

Leia mais: www.cartasparapaz.org.br

Comentários