Sustentabilidade

Publicado: Sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Tratamento de resíduos, implantado em Itu, é apresentado no México

O modelo será discutido durante Fórum Internacional.

O novo modelo para coleta, transporte, tratamento e destino final dos resíduos sólidos domiciliares e comerciais, recentemente implantado pela Prefeitura de Itu, por meio de Parceria Público Privada (PPP), foi escolhido para ser apresentado neste mês na Cidade de Guanajuato – México, durante o Fórum Internacional, denominado “PPPAméricas”.

O evento é coordenado e patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que avaliou referido modelo tendo considerado referência, além de um projeto inovador e eficaz em relação aos métodos atualmente praticados neste segmento.

O modelo se baseia no que já vem sendo praticado na gestão ambiental de países como Alemanha, França, Espanha, Inglaterra, Finlândia e Suíça.

O secretário de Administração, Antonio Tuize, que defende a busca de novas alternativas em relação aos aterros sanitários tradicionais, explicou que Itu pretende adotar um sistema através do qual os resíduos retornem à cadeia produtiva, transformando-os em energia elétrica, gerando receitas e crédito de carbono.

Itu produz atualmente aproximadamente 3,6 mil toneladas/mês de resíduos sólidos domiciliares e comerciais. Com a construção da Central de Tratamento de Resíduos, a meta é converter 70% deste material em energia elétrica ou em gases.

O novo modelo inclui também a meta de 100% para a coleta mecanizada e conteinerizada, A frota a ser disponibilizada, a partir de janeiro de 2012, contará com caminhões compactadores com motorização eletrônica movida a biodiesel e, capacidade de até 19 metros cúbicos por caminhão.

Comentários