Cultura

Publicado: Terça-feira, 16 de agosto de 2011

Semana do Patrimônio Histórico recebe atrações culturais

Música e ópera fizeram parte da programação.

Crédito: A.I/Prefeitura de Itu Semana do Patrimônio Histórico recebe atrações culturais
A Ópera La Traviata foi apresentada também no dia 14 de agosto, no Temec, em Itu

A Corporação Musical União dos Artistas se apresentou no dia 14 de agosto, na praça Padre Miguel (Largo da Matriz), como parte da programação da Semana do Patrimônio Histórico em Itu que, à noite levou a ópera La Traviata, através do Projeto Circulando Ópera, ao Teatro Maestro Eleazar de Carvalho (Temec).

O concerto da consagrada “União dos Artistas” agradou os presentes, entre eles, o vice-prefeito Josimar Ribeiro, e os secretários municipais de Cultura, Jonas Soares de Souza, e de Administração, Antonio Luiz Carvalho Gomes (Tuíze). O grupo é ministrado pelo maestro Francisco Belcufiné e conta com a cantora Rose C. Gonçalves, além de todos os músicos.

A Corporação Musical União dos Artistas foi fundada em 16 de junho de 1912, pela iniciativa de abnegados músicos liderados por José Maria dos Passos, seu primeiro maestro. Ao longo de sua trajetória, a “União dos Artistas” conquistou diversos títulos, entre eles, o de “A melhor banda do Interior” (1959), “A melhor banda civil do Brasil” (1964), além de ter sido agraciada com a “Cruz do mérito educação cívica”, do Ministério da Educação, em 1962, data do seu Jubileu de Ouro.

O Projeto Circulando Ópera é uma realização do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. O espetáculo, que tem direção, texto e cenografia de Cleber Papa, e direção musical e transcrições de Luis Gustavo Petri, foi construído tendo como referência a novela 'A Dama das Camélias', de Alexandre Dumas Filho e a ópera La Traviata, do compositor italiano Giuseppe Verdi e do libretista Francesco Maria Piave.

Comentários