Sustentabilidade

Publicado: Sábado, 17 de setembro de 2011

Semana da Árvore acontece entre dias 21 e 24 de setembro em Itu

Projeto "Dia D Plantar" será o grande destaque da programação

Crédito: Renan Pereira / Itu.com.br Semana da Árvore acontece entre dias 21 e 24 de setembro em Itu
O Dia da Árvore marca, junto com a primavera, um novo ciclo e reforça o espírito de conscientização à população

O “Dia da Árvore”, comemorado em 21 de setembro para marcar junto com a primavera um novo ciclo e reforçar o espírito de conscientização, ganhará programação especial em Itu. Entre os dias 21 e 24 de setembro, a Secretaria de Meio Ambiente da cidade promoverá uma série de atividades socioambientais, envolvendo especialistas no assunto e a população, com o objetivo de sensibilizar os munícipes sobre a importância e cuidados com o meio ambiente, ampliando deste modo a cidadania ambiental.

Participação da população

O grande destaque da Semana da Árvore ficará por conta do “Dia D Plantar”, que ocorrerá no último dia do evento e marcará o início de uma campanha de arborização urbana. Entre os dias 24 e 30 de setembro, qualquer pessoa poderá se cadastrar para indicar um lugar de sua escolha para o plantio de uma muda. O cadastro é gratuito e pode ser feito pelos telefones 156 e (11) 4813-9118 ou ainda pelo site da prefeitura de Itu. Os interessados em integrar o projeto devem informar apenas o telefone, endereço e e-mail.

Além dos canais de comunicação tradicionais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também colocará à disposição da população pontos de cadastro no Parque do Varvito, Mercado Municipal, Feira da Rua Graciano Geribello (Bairro Alto) e feira da Cidade Nova (Pirapitingui).

Após o cadastro, um agente da Secretaria de Meio Ambiente irá até a residência do solicitante para avaliar o pedido. O participante receberá um folheto com informações sobre plantio e manutenção da muda, que ficará sob sua responsabilidade. O plantio deverá se estender até o dia 27 de fevereiro de 2012 (Dia Estadual e Municipal do Plantio de Árvores Nativas). O objetivo é interagir com o Programa de Arborização da Prefeitura, do Governo Municipal, que desde 2006 plantou na cidade de Itu 100 mil novas árvores.

No vídeo abaixo, a Secretária de Meio Ambiente de Itu, Patrícia Otero, convoca a população para parcipar desse encontro, que promente entrar para a história do município.   



Atrações de destaque


Outras atrações de destaque marcam a Semana da Árvore em Itu. O primeiro dia de evento contará com a ilustre presença de Judy McAllister, ambientalista canadense mundialmente conhecida e que integra a ecovila Fundação Findhorn, em Moray, na Escócia. No mesmo dia, haverá mobilização para plantio de árvores na cidade e um encontro de Danças Circulares.

A primeira atração do dia será a Assinatura de Decreto de Imune ao corte do Jequitibá Rosa, estabelecendo a proteção permanente da árvore, que está localizada na Praça da Matriz. O Jequitibá Rosa é árvore símbolo do Estado de São Paulo, natural da Mata Atlântica e ameaçada de extinção. Por seu porte majestoso, foi escolhida árvore símbolo da fraternidade nacional, representa a Faculdade de Medicina do Estado de São Paulo e foi inserida no emblema do Partido Republicano Paulista na histórica Convenção Republicana de Itu em 1873.

As longas peripécias de Itu com os Jequitibás, árvore encontrada com facilidade na Estrada Parque - que liga Itu a Cabreúva -, rende histórias pra lá de interessantes. No vídeo abaixo, Milton Ottoni, conhecido editor e morador histórico da cidade, narra o nascimento de um dos mais belos Jequitibás que avistamos em um passeio pela estrada em uma tarde de quarta-feira. Confira:

Programação Semana da Árvore

> 21 de setembro (quarta-feira)

Horário: 9 horas
Assinatura de Decreto de Imune ao corte do Jequitibá Rosa
Local: Praça Padre Miguel (Largo da Matriz)

Horário: 13h30
Workshop "Mensagem das Árvores", com Judy McAllister
Plantio de árvores jacarandá/caroba/jequitibá
Dança Circular: Deborah Dubner
Local: Parque do Varvito (rua Parque do Varvito, s/n, bairro Nossa Senhora da Candelária)

Horário: 17 horas
Orquestra Filarmônica de Itu
Local: Parque do Varvito

> 22 de setembro (quinta-feira)

Horário: 14 horas
Dia Mundial sem Carro e Dia do Tietê
Oficina de compostagem para o Ensino Médio
Oficina de plantio para o Ensino Médio
Tela Verde: Pé de quê? 
Jogos de Educação Ambiental
Local: Parque do Varvito

> 23 de setembro (sexta-feira)

Horário: 8 horas
Capacitação Interna para funcionários da Prefeitura de Itu, com instruções quanto às podas em árvores urbanas
Local: Centro Ambiental Bosque “Alceu Geribello” (Rua Niteroi, 133, Bairro Brasil)

Horário: 9h às 10h30
Oficina com o tema: Passado e Futuro do Planeta. Ao final, haverá um piquenique para os participantes
Local: Parque do Varvito

> 24 de setembro (sábado)

Horário: 8h30 às 17h
“Dia D plantar”
Local: Diversos pontos espalhados pela cidade

Horário: 8h30 às 17h
Curso De Educação Ambiental Modulo I e II.
Local: Centro Ambiental Bosque “Alceu Geribello”

Horário: 14h às 16h
Tela Verde com o filme: Pé de quê? 
Jogos de Educação Ambiental
Local: Parque do Varvito

Horário: 16 horas
Show com Balaio Bento
Local: Parque do Varvito

Comentários