Sustentabilidade

Publicado: Sexta-feira, 16 de março de 2012

Semana da Água tem filme, palestra, seminário, oficina e exposição

Confira a programação que vai de 20 a 27 de março!

Semana da Água tem filme, palestra, seminário, oficina e exposição
Eventos buscam sensibilizar a sociedade sobre a situação dos mananciais, estimular a pesquisa e a participação dos cidadãos nos processos de gestão das águas

A “Semana da Água”, evento promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente que busca sensibilizar a sociedade sobre a situação dos mananciais, estimular a pesquisa e a participação dos cidadãos nos processos de gestão das águas, teve início no dia 20 de março. A programação segue até o dia 27.

A abertura da semana, que ocorreu no Centro Administrativo Municipal (CAM), contou com a exibição do filme “Água e Biodiversidade”, do projeto Tela Verde. Em seguida, houve a posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema).

No mesmo dia, no saguão do CAM, foi aberta a exposição de maquetes “Por dentro do Tietê” em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. Nesta mostra o visitante pode ver em três maquetes, a cobertura vegetal, rios e vales da bacia hidrográfica do médio Tietê em três épocas: 1500, 1920 e 2005. As visitas são monitoradas e, portanto, é preciso agendar pelo telefone (11) 4813-9366.

A abertura do evento “Planeta Água”, promovido pela concessionária Águas de Itu em parceria com a Prefeitura, aconteceu na manhã de 21 de março. Assim dando continuidade aos eventos da “Semana da Água”.

Cerca de 300 crianças da educação municipal de Itu participaram do evento e, através de brincadeiras e gincanas, conheceram todos os processos pelos quais passam a água: captação, tratamento e distribuição se conscientizando das boas praticas de consumo e do uso consciente deste recurso tão importante.

No Centro de Educação Ambiental Villa (Cea Villa), a Secretaria de Meio Ambiente promoveu duas oficinas, uma sobre coleta de água de chuva para reuso e outra para construção de placas solares de baixo custo.

Os participantes puderam conhecer de perto um exemplo de processo pelo qual a água da chuva é captada, armazenada e depois reutilizada para outro fim. No exemplo do Cea Villa, a água armazenada é utilizada na irrigação do pomar e das hortas.

Na sequência, a oficina apresentou aos participantes como se dá a instalação de placa solar, uma alternativa sustentável para o aquecimento da água.
 
Confira a programação completa do evento:

> Dia 22/03 – Lançamento de Hortas Escolares
Local: EMEF Prof. Lourenço Carmignani
Rua Primavera, s/nº – Jardim das Rosas.
Horário: 8 horas
Local: EMEI Pequeno Wellington
Rua Maximo Tomazini, 50 - São Judas Tadeu.
Horário: 10h30
Local: EMEI Maria de Lourdes B. Spinardi
Rua Henrique Bazanelli, s/n. Jd. Dos Ipês.
Horário: 15h30

> Dia 22/03 - Dança Circular
Horário: 10h30
Local: Bosque Alceu Geribello
Rua Niterói, 133, Bairro Brasil

> Dia 24/03 – Feira de Orgânicos com palestra: O uso da água na agricultura orgânica
Horário: 9h30
Local: Bosque Alceu Geribello
Rua Niterói, Bairro Brasil

> Dia 24/03 – Encontro de Avaliação do Curso de Formação em Educação Ambiental e Lançamento de Ponto de Entrega Voluntária de materiais recicláveis no Parque Geológico do Varvito e parceria com ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas.
Horário: 9 horas
Local: Parque do Varvito
Avenida Parque do Varvito, s/nº, Parque Nossa Senhora da Candelária.

> Dia 25/03 – Vida em Movimento
Atividade: Jogo da água
Horário: 9h30
Local: Avenida Galileu Bicudo tenda da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

> Dia 27/03 - 1º Seminário de Saneamento e Regulação Pública, promovido pela Agência Reguladora de Serviços Delegados de Itu
Horário: 8 às 17 horas
Local: Hotel Gandini
Rua Argemiro S. D'Elboux, 120, Altos da Vila Nova.

Comentários