Cultura

Publicado: Quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Paulo Lara e Motirõ Cultural realizam projeto artístico no CREAS

Iniciativa levou o valor da arte aos adolescentes e jovens.

Crédito: Divulgação/Motirõ Paulo Lara e Motirõ Cultural realizam projeto artístico no CREAS
Paulo Lara posa com alunos em frente a nova arte na parede do CREAS

Acreditando que os espaços físicos podem refletir os propósitos que regem um local, os traços e cores fortes do artista plástico Paulo Lara invadiram as paredes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Itu, buscando promover um diálogo entre o espaço físico e o corpo. A intervenção contou com seis encontros em dezembro, realizados pela Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social (SEMPRODES) e produzidas pelo Motirõ Cultural.

Além de conhecerem a trajetória como pessoa e como artista de Paulo Lara em uma conversa intimista, os adolescentes e jovens atendidos puderam abrir uma nova janela e levar muitas cores e novas possibilidades ao local que convivem, elaborando espaços artísticos para ressaltar traços e palavras que reafirmam a verdadeira intenção do trabalho que ali acontece.

Através da atividade conjunta, surgiram então desenhos com movimentos fora do padrão, dimensões e profundidades, que são características de Paulo Lara e que destacam que as distorções e os aspectos considerados fora de padrões sociais podem ser positivados quando há um objetivo maior. Este exercício cria, desta forma, algo novo que representa o grupo através de uma nova estética local, promovendo uma intervenção que possa recriar o ambiente frequentado, criando assim uma linguagem artística que caracterize a cultura dos jovens assistidos.

"O objetivo desse projeto foi proporcionar aos jovens uma experiência reflexiva através da construção do coletivo. A escolha de trazer o artista plástico Paulo Lara para cocriar uma obra com esses jovens foi baseado na sua identidade artística, onde seus renomados desenhos não tem uma forma convencional, mas por obedecer alguns padrões geométricos se tornam únicos e belos. Fazendo com que os jovens refletissem ao contar a cronologia de sua carreira, dificuldades, relação familiar, decepção e conquistas, Paulo Lara criou um elo de transparência e identidade para que os jovens conseguissem expressar em uma única obra sua visão de passado e futuro nessa nova jornada", explica a produtora Maitê Velho.

O artista Paulo Lara

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba. O artista criou um conjunto de influências que mistura elementos da Arquitetura e Propaganda a referências de movimentos como o Cubismo, o Impressionismo e a Por Art. Ao abusar de cores não habituais e de um desenho fora dos padrões, ele também criou o 3D Por que transmite sensações de profundidade e dimensão, mas que segue a tendência do figurativo contemporâneo. Seu trabalho já foi exposto em várias galerias e espaços culturais dentro e fora do Brasil. Em 2009 Paulo Lara conquistou o prêmio de melhor conjunto de obras do Salão Comemorativo do Aniversário de São Paulo com os painéis Catedral da Sé e Bike no Ibirapuera. Duas de suas obras foram selecionadas para o Salão em Canne, na França.

Motirõ Cultural

A empresa Motirõ Cultural trabalha com projetos em quatro eixos (culturais, sociais, ambientais e esportivos) e realiza parcerias com artistas, produtores e associações para elaboração, formatação e inscrição de projetos em editais públicos ou em Leis de Incentivo Fiscal, além de oferecer também consultoria em Marketing Cultural, produção de eventos, palestras e oficinas sobre Leis de Incentivo, Captação de Recursos e Produção de Eventos.

Comentários