Cultura

Publicado: Quarta-feira, 14 de março de 2012

No Mês da Mulher, Itu.com.br destaca a essência feminina

Ana Paula Sbrissa é o destaque da vez. Confira!

Crédito: Arquivo pessoal No Mês da Mulher, Itu.com.br destaca a essência feminina
Ana Paula Sbrissa é secretária-executiva do Conselho Municipal de Cultura

Por Tamara Horn

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Itu.com.br preparou uma série de entrevistas para o mês de março. Ana Paula Sbrissa, secretária-executiva do Conselho Municipal de Cultura, é a profissional atuante escolhida dessa semana. Sbrissa revela a sua paixão pela cultura, pelo turismo e pela cidade de Itu.

Itu.com.br - O que a cultura ituana representa em sua vida?
Ana Paula Sbrissa -
Minha carreira profissional começou no turismo ituano que me conduziu até área cultural. Porém, mais do que a cultura ituana representa na minha vida, eu prefiro vê-la através de um olhar mais amplo agregando suas peculiaridades à diversidade cultural. Eu considero a cultura dinâmica e móvel, e assim, no meu trabalho, tento congregar a memória da cultura ituana às novas tendências culturais, com o objetivo de promover a valorização, preservação e a divulgação da mesma. Hoje a cultura ituana representa para mim a possibilidade de trabalho, porque há muito a ser feito para sua preservação, valorização e divulgação; mas também é algo que compõe a minha personalidade, a minha identidade.

Itu.com.br - Quais são os benefícios e desafios da vida dedicada à cultura?
A.P.S. -
Se essa pergunta for feita a qualquer pessoa da área cultural, com certeza ela irá concordar comigo que existem muitos desafios a serem superados, mas é gratificante quando você realiza uma ação e tem o reconhecimento, principalmente quando é oriundo de um grupo que normalmente não tem acesso as manifestações culturais. O professor Jonas (Secretário de Cultura de Itu) sempre fala “que os governos vêm a cultura como a cereja do bolo”’, apenas para enfeitar, porém, os governantes deveriam reconhecer que a cultura tem o poder de modificar o ser humano, que tem possibilidade de mudar uma vida. Hoje existem inúmeros editais e outros mecanismos de incentivo a cultura, porém, o grande desafio é profissionalizar as pessoas que trabalham nesse meio para que possam usufruir dessas possibilidades. E o grande benefício de quando você está nessa área é que você cresce como ser humano, aprendendo a respeitar as diversidades, absorvendo novos conhecimentos e valorizando sua identidade.

Itu.com.br - Que futuras ações você pretende realizar como integrante do Conselho Municipal de Cultura?
A.P.S. - Em 2011 o grande objetivo do Conselho era redigir o Plano Municipal de Cultura de Itu, meta alcançada. Agora meu desejo é vê-lo sair da teoria e ser posto em prática. Mas como membro do Conselho, pelo menos como uma meta pessoal, é conseguir unir todas as instituições culturais atuantes em Itu através da realização de projetos em parcerias; e também a criação de uma lei municipal de incentivo a cultura, que, com certeza, contribuiria muito para o crescimento da produção cultural de Itu, afinal, existe um grande número de pessoas que trabalham e batalham para promover a cultura ituana.

Itu.com.br - Na sua opinião, a cultura em Itu está em ascensão?
A.P.S. - Sim, a produção cultural em Itu está em ascensão. Hoje temos a atuação das tradicionais instituições somada ao trabalho de novas entidades que estão despontando a área cultural ituana, e promovendo sua divulgação. Mas ao mesmo tempo, temos que considerar que existe uma grande missão ainda a ser cumprida: o resgate e preservação da cultura imaterial da cidade, desenvolvimento de práticas de educação patrimonial, implementação de diretrizes para preservação do patrimônio arquitetônico e de mecanismos de incentivo a produção cultural no município.

Itu.com.br - No ano passado, o Museu da Energia expôs a mostra “Almanaque Feminino”, que apresentava as transformações ocorridas no perfil das mulheres a partir de fenômenos sociais e tecnológicos. Qual é o seu papel de mulher moderna na sociedade ituana?
A.P.S. - Acredito que seja contribuindo para o desenvolvimento da cidade através da minha atuação voltada para a cultura, educação e turismo; para mim os dois primeiro itens são fundamentais para a formação de qualquer indivíduo que refletirá em sua postura perante a construção de uma sociedade em harmonia com a diversidade e o desenvolvimento socioeconômico.

Leia também:

Entrevista com a intérprete da comadre Amélia da Fazendo do Chocolate

Entrevista com a professora Maria de Lourdes Sioli

Fique conectado! Na semana que vem Patrícia Daunt, uma das fundadoras da Associação de Socorro e Proteção aos Animais de Itu (ASPA), fala sobre os desafios da profissão e a dedicação aos animais.

Comentários