Animais

Publicado: Terça-feira, 6 de outubro de 2015

Natação ajuda a manter o pet sempre saudável, assegura veterinário

Clube de Cãompo oferece o serviço para cães em Itu.

Natação ajuda a manter o pet sempre saudável, assegura veterinário
Natação no Clube de Cãompo

Engana-se quem pensa que natação faz bem apenas para os humanos. Assim como esse exercício contribui para o desenvolvimento dos músculos, equilíbrio e coordenação motora das pessoas, a natação também é um excelente exercício para cães, principalmente em casos de obesidade. “Além de ajudar o animal no emagrecimento, esta prática causa grande gasto energético, promovendo sensação de bem estar e relaxamento, sendo ideal também para animais muito agitados”, explica o veterinário e proprietário do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro. Além de melhorar o condicionamento físico e ser relaxante, a natação é indicada para cães com sintomas de dores musculares, inchaço, tensão ou que sofrem com problemas na coluna.

Todo e qualquer cão pode realizar atividades na água? Sim, mas Macellaro alerta: “É preciso treiná-los antes, principalmente cães idosos ou com problemas de locomoção. Ainda assim é indicado para ambos os casos”. De acordo com o profissional, embora os cães tenham facilidade em nadar, nem todos se sentem seguros dentro de uma piscina. Nesse caso, providenciar locais práticos para que o cão entenda que ele pode sair da água quando desejar, com segurança, é indicado. “Jogar o bichinho na água simplesmente por acreditar no mito de que todos sabem nadar, pode causar um trauma irreversível no animal”, explica.

Alerta

Embora a natação seja benéfica, ela pode se tornar um problema caso os cuidados necessários não sejam tomados, principalmente com os ouvidos do animal. O tímpano de um cão é tão sensível quanto o de uma pessoa. “É preciso colocar um algodão parafinado dentro do pavilhão auditivo, evitando a entrada de água e, consequentemente, a otite” indica o veterinário Macellaro. Ainda assim, é preciso ter cautela para que o algodão não vá muito fundo, o que também pode causar problemas na audição.

Natação apropriada

“Nunca, em nenhuma hipótese, deixe o cão sozinho na água, principalmente se não estiver acompanhado de um adestrador treinado” ressalta Macellaro. Caso os donos queiram inscrever o cão na natação, é aconselhado procurar locais acostumados a receber cães para essa atividade. O Clube de Cãompo, por exemplo, tem completa infraestrutura, com piscina totalmente esterilizada com luz ultravioleta, minimizando a utilização de cloro. Os animais com dificuldade são treinados com coletes disponibilizados pelo clube, que auxiliam na flutuação e no rápido aprendizado do animal na água.

Alertas do veterinário

- O animal pode começar a praticar natação após os cinco meses
- O ideal é que o cão esteja com a vacinação em dia
- A natação deve durar, no máximo, 40 minutos.

Sobre o Clube de Cãompo

Fundado em 1996, o Clube de Cãompo é um hotel fazenda para cães localizado em Itu, há 80 km da capital. Projetado para oferecer diferenciais em hospedagem, o espaço é uma verdadeira colônia de férias para animais, oferecendo diferenciais como amplos espaços em meio à natureza, chalés individuais, departamentos separados por porte de animal, ambientes higienizados e desinfetados diariamente. O espaço ainda conta com assistência integral de veterinários e a hospedagem inclui banho e passeios monitorados pelos 60.000 metros quadrados de área do Clube. Também podem ser contratados para os cães hóspedes os serviços de agility, natação, adestramento, obediência básica, solução de problemas comportamentais, condicionamento físico e Day Care, composto por um dia de atividades variadas.

O Clube de Cãompo fica na Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, 95, Itu/SP. Mais informações pelos telefones: (11) 4024-6968 / (11) 2715-1091 / (11) 99968-4729 30*16918.

Leia mais: www.clubedecaompo.com.br

Comentários