ponto-turístico-orelhao

Mais um chimpanzé do Líbano é transferido para Santuário no Brasil

Publicado: Sexta-feira, 23 de novembro de 2012 por Jéssica Ferrari

Primata será um novo hóspede no Santuário do GAP do Paraná.

Animals Lebanon
Foto
Chara na jaula onde vivia

Dois anos depois da chegada do chimpanzé Omega num santuário brasileiro, outro chimpanzé resgatado no Líbano está sendo transferido do país para um santuário afiliado ao projeto GAP. Chara, de aproximadamente 10 anos, foi resgatado pela ONG Animals Lebanon e será mais um hóspede do Santuário do GAP do Paraná, mantido pelo Instituto Conservacionista Anami.

Chara viveu durante pelo menos seis anos numa jaula de nove metros quadrados num zoológico particular no Líbano, até a ONG ter recebido a denúncia da sua situação.

A chegada de Chara está prevista no Brasil para hoje, dia 22, à noite. Após chegar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, o chimpanzé viajará para São José dos Pinhais, local do santuário no Paraná, de caminhão e acompanhado pela equipe técnica do projeto GAP. Chara passará pelo período de um mês de quarentena e depois será integrado, sempre com o acompanhamento de veterinários, a outros hóspedes do santuário.

“Sua mãe foi morta e ele foi contrabandeado para o Líbano para ser vendido numa pet shop e acabou sozinho numa jaula de cimento num zoológico. Levá-lo para um santuário com outros chimpanzés é o mínimo que ele merece”, diz Lana El-Khalil, presidente da Animals Lebanon.

Qualidade de vida em cativeiro

O Santuário do Paraná é um dos quatro santuários de grandes primatas afiliados ao GAP no Brasil. Em consonância com as ideias do projeto, sua missão é oferecer abrigo a chimpanzés que foram explorados e oferecer a eles todos os recursos e cuidados necessários visando sua qualidade de vida em sistema de cativeiro.

A transferência de Chara, como de outros chimpanzés que vieram de fora do Brasil, é uma operação complexa que está seguindo todos os procedimentos legais em relação à importação de grandes primatas. O objetivo é assegurar a segurança do chimpanzé e da viagem e garantir sua adaptação às instalações do santuário. Esta transferência também demonstra a importância de parcerias entre países de diferentes continentes no trabalho de defesa dos direitos dos grandes primatas.

Tags: itu, animais, primatas, chimpanzé, gap

  • Comentários

Ranking

Notícias mais lidas

  1. 1. Clube de Cãompo será palco da Copa Américas & Caribe de Agility 2015

Período: últimos 7 dias