Cinema

Publicado: Sábado, 27 de novembro de 2010

Curtas e cursos! Confira o segundo dia do Cinema Mundo em Itu

E o povo está prestigiando cade vez mais o evento!

Crédito: Guilherme Martins / www.itu.com.br Curtas e cursos! Confira o segundo dia do Cinema Mundo em Itu
Os funcionários do Festival distribuem folhetos com a programação

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Por Guilherme Martins

A princípio um público tímido, mas que com o passar dos anos foi ficando cada vez mais expressivo. O local é um pouco inusitado para um festival de cinema, mas mesmo assim parece que os ituanos estão notando cada vez mais o quão importante este evento é para a cidade, para a sétima arte e para o cinema independente. Trata-se do Cinema Mundo, que já está no seu segundo dia!

Na sexta-feira foram exibidos vários curtas, dando sequência às diversas mostras competitivas, além de debates e cursos, como o de montagem, ministrado por Ricardo Miranda e o de roteiro, por Joel Yamaji.

Obras de arte de curta duração!

O destaque dos curtas exibidos fica para o divertidíssimo A Invasão do Alegrete, de Diego Muller (Brasil 15’), que conta, em formato de teatro filmado, a história de duas cidades rivais no Rio Grande do Sul (Alegrete e Uruguaiana). Leia a nossa crítica!

Outro que vale ser citado é o uruguaio O Monstro, que narra uma história de amor que se transforma em obsessão, através de uma trilha sonora tensa e uma fotografia escura e claustrofóbica. Leia a nossa crítica!

Mãos de Outubro, enfoca todo o preparo dos envolvidos nas festas de fé no Brasil, Romeiros, operários, estilistas, decoradores, escultores, fogueteiros, promesseiros e tocadores de sinos. Pessoas de todas as classes e idades, trabalhando juntas numa manifestação de fé.

Em um bate-papo descontraído com Renata Saraceni, idealizadora do Cinema Mundo, ela comentou sobre a aceitação do público em relação ao Festival. “Quando a gente vê todas as cadeiras lotadas, do jeito que estava na abertura, percebemos que todo o esforço e suor, no fim valem a pena”, declarou emocionada. E a alegria é ainda maior se levarmos em consideração o fato de que nesta edição, nenhum convidado ilustre esteve presente. Nas edições anteriores, o evento já contou com a presença de Paulo Betti, Zé do Caixão e Elke Maravilha.

E o Itu.com.br, como colaborador e incentivador, não só do Cinema Mundo, mas de todas as manifestações culturais da cidade, faz votos de que o sucesso seja cada vez maior a cada edição. Mas o Festival ainda não acabou! Confira o que vai rolar nos próximos dias!

Comentários