Sustentabilidade

Publicado: Terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Como funciona o crowdfunding?

por Alan Dubner.

Crédito: Banco de Imagens Como funciona o crowdfunding?
crowdfunding: uma ideia na cabeça e um mouse na mão :-)

Uma ideia na cabeça e um mouse na mão :-)

Crowdfunding é uma palavra em inglês que significa financiamento coletivo. No Brasil existem mais de 30 sites de Crowdfunding com variações grandes entre elas. O funcionamento básico é simples. Um ou mais empreendedores contam sua ideia para o público, através de um site especializado em crowdfunding. As pessoas alcançadas pela comunicação conhecem o projeto através de explicações em textos e vídeos. Se elas se sentirem mobilizadas contribuem e ajudam a divulgá-lo.

Existem 2 modelos principais de crowdfunding:

1 - Financiamento Colaborativo: o mais comum é aquele onde as pessoas se identificam com o projeto, colaboram e divulgam em suas redes. As recompensas vão desde o reconhecimento até produtos e ou serviços de estimado valor agregado.

2- Investimento Colaborativo: é uma modalidade nova que está crescendo muito. Trata-se de um negócio onde o colaborador é um investidor daquela “empreitada”, produto ou até mesmo ações da empresa. Essa modalidade inclui empréstimos com valores a serem resgatados no futuro. Os bancos que se cuidem :-)

Cada projeto deve encontrar a solução (sites) que melhor se adequa às suas necessidades. Existem modelos nos quais se o valor total estipulado não for alcançado os colaboradores recebem de volta sua contribuição. Outros são flexíveis onde um total é estipulado, mas o empreendedor recebe o que foi arrecadado. Outra questão é o percentual de comissão que pode variar de 5% a 13%, ou em alguns casos tem a contribuição voluntária. O sistema de pagamento ainda está se consolidando no Brasil  e a questão da segurança é muito importante. O PayPal, Moip e PagSeguro são as melhores opções por enquanto.

No Brasil existem dezenas de sites de crowdfunding. Alguns são focados em temas, outros em regiões e com diferentes planos de atuação. Separei 10 exemplos de crowdfunding no Brasil: Boa leitura!

benfeitoria.com
Bicharia 
Caridadx
Catarse 
Eco do Bem
Embolacha 
Juntos com Você 
Kickante 
Queremos 
Vakinha

> Leia Também:   Crowdfunding: uma experiência inesquecível, por Alan Dubner

Comentários