Cultura

Publicado: Sábado, 31 de julho de 2010

10 anos de itu.com.br: clique aqui!

Reenvie essa notícia para 10 amigos :-)

Crédito: Danny Dubner 10 anos de itu.com.br: clique aqui!
"10 anos de itu.com.br????? Não acredito, minha gente!!!"

Por Deborah Dubner

No dia 23 de julho de 2000 o itu.com.br nasceu, na Fenasoft em São Paulo. Mas sua concepção data de muito antes. Basta ver que o registro do domínio na Fapesp (atualmente Nic.br)  ocorreu em 1997. Quem sabia o que a palavra Internet significava nessa época? Poucos, muito poucos. E assim começa essa história. No berço dessa idéia, uma decisão visionária. Nos passos dessa trajetória, muita determinação, coragem e fé.

O itu.com.br chegou ao mundo com a proposta de exercer um jornalismo inédito na época, pautado pelo cidadão. Ao longo desses 10 anos, esse formato se tornou consolidado, graças à evolução das mídias sociais. “Podemos dizer que temos 10 anos de experiência com mídia social e que o itu.com.br é e sempre foi uma rede social” , comenta Alan Dubner, idealizador do projeto e especialista em comunidades virtuais e Mídias Sociais.

Além do horizonte

Até agora, foram 10 anos cobrindo eventos, promovendo o Turismo Receptivo, lutando pela preservação do Meio Ambiente e ações sustentáveis, estimulando projetos ousados de Educação, valorizando a Cultura, o Esporte e os talentos da cidade, se envolvendo em projetos sociais, sugerindo caminhos para uma vida saudável, na busca de ampliar os horizontes com ética e cidadania.

As pautas, sempre variadas, conectavam-se aos cidadãos, que desde os tempos mais remotos se sentiam parte da vida desse portal virtual.  

Entre as ações de vanguarda realizadas, destacamos:

- Transmissão ao vivo na Internet de um Debate dos Prefeitos e da Câmara de Vereadores de Itu (2001)

- Criação da versão online do jornal centenário “A Federação” (2001), o .primeiro jornal impresso de Itu a ter a sua versão online.

- Concurso Itubest por três anos consecutivos, premiando os melhores sites dos segmentos, com votação popular via Internet. (2001, 2002 e 2003)

- Criação do site ituzinho.com.br, voltado para crianças, que ficou no ar durante 2 anos.

- Criação do site www.agitu.com.br, voltado para o segmento da night e baladas. Ficou ativo de 2004 a 2007 e hoje ainda está no ar, embora desatualizado. Dê uma espiada!

- Participação por 3 anos consecutivos na Fenasoft, uma feira de grande porte, levando Itu para todo o Brasil.(2000, 2001 e 2002)

- Prêmio Conip de Cidadania (2001)

- Criação do evento E-commerce, realizado no Plaza Shopping Itu para emprendimentos comerciais.

- Evento Eleições 2.0, voltado para os políticos da região se familiarizarem com a importância da Internet nas próximas eleições (2008).

- Exposição Itudo de Bom, em 2009, que consolidou todas essas ações, aproximando o universo virtual do real, unindo iniciativas e pessoas.

- Evento Jornalismo 2.0, trazendo para Itu o futuro do jornalismo, com a presença de grandes nomes do mundo empresarial e da comunicação.

Jornalismo 2.0

Durante 10 anos, criamos uma escola de jornalismo online, formando dezenas de profissionais nessa arte ainda tão nova para todos, que exige diariamente o desprendimento de desaprender para poder aprender.

O evento Jornalismo 2.0, realizado no final de 2008, consolidou essa prática e escancarou novos caminhos, registrando a Carta Digital e a nova forma de se fazer jornalismo, pautado pelo cidadão.

Municípios Digitais

O itu.com.br integra um projeto maior, chamado Municípios Digitais, que tem sido levado para todo o Brasil em eventos de tecnologia, educação e web. Alan Dubner, idealizador do projeto, já levou a experiência do itu.com.br para eventos nacionais como a Fenasoft, Conip, Interop, Telexpo, Coninfo, Interchange, IT Midia, Eventos de Mídias Sociais,  Cidade do Conhecimento e Cybercity, entre outros.

Com 10 anos de experiência, o projeto ganha maturidade e se expande, com a criação do site www.portomaisfeliz.com.br(Porto Feliz) e recentemente, do portal www.acampinas.com.br. Há previsão de abrir mais três cidades da região ainda em 2010.

Essa comemoração é 10! E já começa com um sorteio para 10 ganhadores. Participe!

Acompanhe as 10 mais no vasto universo do @itucombr!

> As 10 notícias mais lidas do Itu.com.br na última década

> Os 10 clientes mais antigos do Itu.com.br

> Veja os 10 melhores comentários da semana!

> As dez reportagens que mais marcaram dez jornalistas do itu.com.br

> Os 10 artigos mais lidos em uma década de itucombr

> Veja as 10 opiniões mais lidas do itucombr

CANAIS:

> Meio Ambiente: as 10 notícias mais lidas em uma década de itucombr

> Luz, Câmera e... as dez críticas mais lidas do Canal Cinema

> Saúde & Beleza: as 10 notícias mais lidas em uma década de itucombr

> Esportes: as 10 notícias mais lidas em uma década de itucombr

 > Cultura: as 10 notícias mais lidas em uma década de itucomb

Comentários