Prova dos 3 Tambores

Publicado: Quinta-feira, 12 de julho de 2007 por Camila Bertolazzi
Camila Bertolazzi / www.itu.com.br
Os cavalos mais indicados para esse tipo de prova são os da raça Quarto de Milha
A prova de tambor consiste em contornar 3 tambores distribuídos em forma triangular, no menor tempo possível.
 
A contagem do tempo começa quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida. O primeiro tambor deve ser contornado da esquerda para a direita e os outros dois, da direita para a esquerda. A medida oficial dos tambores é de 27,50 m entre o 1º e o 2º, e de 32m entre o 2º e o 3º.
 
Caso o competidor derrube o tambor, ele é penalizado em cinco segundos que são acrescidos no tempo final. Erro de percurso, se o competidor cair do animal ou se chegar com qualquer parte do corpo para fora do animal, são considerados casos de desclassificação.
 
A média de tempo da prova dos tambores é de 18 segundos, tanto para homens quanto para mulheres. Os tempos são todos muito próximos, tanto que o Record mundial no esporte é 17s600ms.
 
Para abaixar cada vez mais o tempo, os atletas competem com cavalos selecionados, que tenham a linhagem própria para isso. Os mais indicados são o da raça Quarto de Milha, um cavalo rápido, próprio para provas curtas.
 
A prova é indicada para mulheres. “Em grandes rodeios, a prova de tambor é exclusiva das mulheres, afinal, o homem pode competir em outras modalidades, nas quais as mulheres não são permitidas”, afirma Pereira, especialista no esporte em Itu.

Fotos

Imagem de Imagem de Imagem de Imagem de Imagem de Imagem de Imagem de Imagem de Imagem de Imagem de Imagem de Imagem de Imagem de Imagem de Imagem de Imagem de
  • Comentários

Copyright 2024 Itu.com.br. Todos os direitos reservados.