Cultura

Publicado: Sexta-feira, 13 de maio de 2011

Semana Madre Maria Theodora contará com recital de piano no dia 21

O pianista Ricardo Diniz se apresentará às 17 horas.

A XXII Semana Madre Maria Theodora Voiron acontecerá entre os dias 18 e 24 de maio, em Itu. No dia 21 será apresentado um recital de piano com Ricardo Diniz, às 17 horas, na igreja do Patrocínio - Salão do Anjo.

Madre Maria Theodora Voiron

A homenageada foi a principal fundadora dos Colégios das Irmãs de São José, no Estado de São Paulo, os quais dirigiu durante toda a sua longa vida religiosa.

Nascida em Chambéry (França) no ano de 1835, Madre Theodora viveu em Itu, cidade onde fundou e dirigiu o Colégio Patrocínio. Sua vida foi marcada por grande trabalho voltado à educação feminina católica e à formação de quadros para o exercício do Magistério.

Sua vida também foi marcada por intensa atividade espiritual. Após sua morte, em 1925, foi aberto o processo para sua Beatificação junto à Santa Sé. Já alcançou o grau de Venerável, aguardando um milagre comprovado pela Igreja, que permita sua elevação à condição de Beata.

Ricardo Diniz

O pianista Ricardo Diniz se apresenta desde 2008 na série “Concertos de Música Erudita”, um panorama geral da música ao longo do tempo. Os recitais acontecem periodicamente no Espaço Cultural Almeida Junior de Itu e têm sido um sucesso.

Para o músico, que já executou, em 56 apresentações, mais de 500 peças abarcando 38 compositores, é sempre um desafio preparar, a cada recital, um novo programa com peças do seu vasto repertório, mas ele afirma que é gratificante poder trazer boa música para o público de Itu que vem crescendo a cada evento. Segundo Ricardo, o importante “é eu poder transmitir aos ouvintes toda a emoção que sinto ao reviver os sons mágicos dos grandes mestres que estão por trás de cada nota da partitura”.

Os programas recebem enfoque didático, sobre os quais Ricardo faz comentários a cada peça que executa. O objetivo é divulgar de uma maneira acessível a música clássica, pouco ouvida hoje em dia.

O pianista estudou na Escola “Magda Tagliaferro”, classe de Nellie Braga, e com o mestre Gilberto Tinetti. Aperfeiçoou-se em seguida com Paul Rutman (USA) e Caio Pagano nas masterclasses dos Festivais de Artes de Itu, tendo se apresentado diversas vezes na França e na Bélgica.

Além de sua preparação para os recitais, Ricardo participa regularmente do tradicional evento “Música ao Cair da Tarde” que organiza periodicamente em sua própria residência e mais recentemente na série “O Mundo Mágico da Música” que acontece na Sede Social.

Comentários