Esportes

Publicado: Segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Volta ao mundo em quatro rodas cruza as fronteiras do Brasil

Casal começa a aventura pelos países da América do Sul.

Volta ao mundo em quatro rodas cruza as fronteiras do Brasil
Mariana Beluco e Plácido Salles em frente ao "Monstro"

O sonho dos educadores Mariana Beluco e Plácido Salles de viajar o mundo invade as estradas do Uruguai e da Argentina. O casal, que saiu de São Paulo em 15 de novembro de 2015, já tem na bagagem 41 cidades visitadas, mais de 10.000km rodados e muitas experiências inusitadas.

Criadores do projeto chamado Livre Partida, o casal está se aventurando a bordo do “Monstro”. Esse é apelido carinhoso dado por eles ao Defender 110, da Land Rover, que foi totalmente adaptado para se transformar em motorhome e tornar viável essa viagem de volta ao mundo que foi planejada para durar 3 anos e meio, com o objetivo de percorrer 68 países e 5 continentes.

A realização desse sonho só foi possível com muito empenho e dedicação do casal. Eles realizaram eventos e fizeram financiamento coletivo online, conseguindo parte da verba para a viagem. O restante será completado com apresentações musicais ao ar livre nos países que percorrerem, e também com performances e aulas práticas de conceitos e técnicas corporais.

O roteiro ainda está em seu início, mas o casal já passou por alguns desafios. Em Pelotas, quando estavam prestes a cruzar a fronteira com o Uruguai, tiveram que desmontar rapidamente o acampamento para fugir de uma tempestade. Eles também já tiveram que enfrentar um dia inteiro sem banho e o alto custo de alguns itens no Uruguai, como alimentos e combustível. “Os uruguaios têm sua economia dolarizada, o que deixa os preços muito altos para os padrões sul-americanos”, comenta Plácido.

Belas paisagens e o encontro com amigos em Buenos Aires

Os desafios da viagem se tornam pequenos quando comparados às belezas naturais das cidades. Plácido e Mariana percorreram o litoral uruguaio e encontraram paisagens encantadoras, como em Punta Del Este, que os recebeu com um lindo pôr do Sol. Outro lugar que marcou a viagem até agora foi o litoral de El Cóndor, na Argentina, passando pelo Viedma, onde se reúnem praia, animais e isolamento.

O casal aproveitou o clima das festas de final de ano para se reunir com amigos em Buenos Aires. “Nos programamos para estar lá no Natal, para poder passar com amigos e não sozinhos na estrada. Esse momento com eles tornou essa passagem pela capital argentina muito especial”, lembra Mariana.

Os próximos países que eles irão se aventurar serão Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, e depois América Central e do Norte. Não há um roteiro detalhado das cidades que irão passar, o que deixa a viagem aberta para as surpresas que os países trarão.

Visita a Itu

Antes de iniciar a grande viagem, em outubro de 2015, o casal visitou a Escola Itu do Método DeRose, para uma empolgante conversa sobre o Projeto Livre Partida. Nesta oportunidade, houve uma demonstração das técnicas corporais do Método DeRose feita pelo Plácido, que é demonstrador em Nível Internacional e foi servido um delicioso strogonoff preparado pela Mariana.

Comentários